Pacientes internados no HSM recebem atenção integral com o suporte do Telessaúde

4 de junho de 2021 - 10:55

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:
Milena Fernandes
Arte gráfica: Brauliana Barbosa


Os psiquiatras e clínicos que atuam no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), já estão utilizando a Consulta Digital. Com o serviço, os médicos do HSM podem contar com o suporte de 19 médicos especialistas do Núcleo de Telessaúde da Sesa, possibilitando maior resolutividade aos casos clínicos de pacientes internados.

O diretor clínico do HSM, Helder Gomes, explica que o atendimento aos pacientes internados por transtornos mentais sempre foi restrito à especialidade da Psiquiatria e que, antes, era necessário transferi-los para outras unidades hospitalares para tratamentos clínicos. Durante a pandemia de Covid-19, foram contratados médicos generalistas e, a partir deste mês de junho, os pacientes estão sendo assistidos também por diversos médicos especialistas por meio do Telessaúde.

“Esse apoio é um grande avanço na assistência à saúde mental, pois consideraremos o paciente de forma integral. Observamos que muitos pacientes com transtornos psiquiátricos graves apresentam comorbidades clínicas associadas, como hipertensão, diabetes, insuficiência renal, HIV, hepatite, entre outras. Com esse suporte, conseguiremos dar uma assistência mais integralizada e de qualidade a eles, dando maior agilidade ao tratamento clínico”, afirma o diretor.

Assertividade na conduta clínica

O coordenador médico da área clínica do HSM, Karlos Sancho, reconhece que o serviço de Telessaúde para os pacientes internados no HSM vai promover resolutividade e assertividade na conduta clínica. “São muitas demandas que necessitam do olhar de um especialista. Temos pacientes com comorbidades específicas, como problemas de locomoção. Mesmo contando com dois clínicos gerais no hospital, o Telessaúde é uma oportunidade de discutirmos os casos com os especialistas para chegarmos ao melhor tratamento e conduta com o paciente de uma forma que ele recupere a saúde física e mental e retorne ao convívio social com mais qualidade”, frisa Sancho.


Serviço de Telessaúde para pacientes internados no HSM promove resolutividade e assertividade na conduta clínica

De acordo com Allan Denizard, médico articulador do serviço de Telessaúde da Sesa, as 19 especialidades oferecidas vão agregar e facilitar o tratamento. “O Telessaúde entra junto ao corpo clínico do HSM como apoio ao diagnóstico e com objetivo de otimizar a tomada de condutas diante daqueles pacientes com comorbidades que precisam de pareceres de outros especialistas”, diz.