Profissionais da Central de Regulação do Ceará formam grupo para discussão de casos clínicos

2 de junho de 2021 - 15:58 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:
Suzana Mont'Alverne
Arte gráfica: Saulo Cruz


A Central de Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) vem realizando mensalmente discussão de casos clínicos. A iniciativa, que ocorre de forma remota sempre na última semana de cada mês, envolve médicos reguladores, profissionais que atuam nos hospitais e um especialista convidado. A escolha dos casos é feita com base na complexidade do quadro do paciente e/ou da relevância da situação para o momento epidemiológico.

Para o médico de Família e Comunidade e regulador da Central Estadual, Allan Denizard, o encontro possibilita maior fluidez, diminui barreiras e facilita o conhecimento dos profissionais sobre os processos que envolvem a regulação em todo o Ceará. “O estudo dos casos clínicos abre um novo espaço para o diálogo de uma forma mais ampla entre as regiões e nos possibilita um maior entendimento sobre a linha de cuidado e de assistência”.

Denizard complementa que a integração e interação entre especialidades foi pauta da última reunião. “Debatemos o papel de duas especialidades médicas para o acompanhamento de paciente envolvendo o infarto agudo, em que os pareceres da Cardiologia e da Neurologia foram essenciais na condução do caso”.

Importantes temas já foram discutidos entre os profissionais das Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs). O primeiro deles envolveu o caso de um paciente que precisou de atendimento interestadual. Foram levantadas também na reunião do grupo as barreiras e os processos da regulação dos leitos de Covid-19.