Sesa recebe deputados das comissões de Saúde e Educação da AL-CE

31 de maio de 2021 - 19:19 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa

O titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), recebeu, na tarde desta segunda-feira (31), o deputado Júlio César Filho (Cidadania), líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE), além dos legisladores Guilherme Landim (PDT), Augusta Brito (PCdoB), presidente e vice-presidente, respectivamente, da Comissão de Seguridade Social e Saúde, Dra. Silvana (PL), membro do mesmo colegiado, além de Queiroz Filho, presidente da Comissão de Educação.

No encontro, os parlamentares aprofundaram conhecimentos sobre a atuação da Sesa antes e durante a pandemia da Covid-19. No centro das discussões, as ações que estão consolidando a regionalização da Saúde no Ceará, como a implantação de leitos de UTI em 25 municípios, levando capacidade de atendimento de maior complexidade a muito mais cearenses, além de policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), melhorias nas estruturas hospitalares e o esforço de integração de informações com as gestões municipais.

Muitas dessas ações tiveram apoio dos legisladores, que votaram matérias relevantes como a Lei de Regionalização da Saúde, aprovada em setembro de 2019, validando ações que foram planejadas para serem desenvolvidas até 2023, englobando o reforço estrutural de unidades de saúde, construção de novos equipamentos, promoção de novas metodologias e políticas, fortalecimento das categorias profissionais, entre outras.

Também foram abordados temas como a situação epidemiológica do Ceará, as fases da vacinação contra a Covid-19, a transparência dos dados por meio da plataforma IntegraSUS, concursos, Fundação de Saúde (Funsaúde), Distritos de Inovação e a articulação entre União, Estado e Municípios. “É importante termos esforços conjuntos de todas as esferas, sem partidarismo, pensando em modelos de gestão mais eficientes, focados em resultados e com recursos descentralizados. Os avanços na Saúde Pública são perceptíveis, mas temos potencial de sermos ainda melhores”, ressaltou Dr. Cabeto.