Luto na pandemia pode ser mais doloroso; nesta terça (1º), ‘live’ discute como lidar com as perdas

31 de maio de 2021 - 13:16 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto:
Jackson de Moura
Arte gráfica: Júlio Lopes


Por mais que na atualidade o conhecimento sobre a pandemia de Covid-19 seja mais sólido, a verdade é que as perdas continuam abruptas e de difícil superação. O Papo Saúde desta terça (1º) vai abordar como viver o luto e apoiar pessoas que sofrem a partida de familiares e amigos. Com início às 19h, a live é um projeto da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), e transmitida pelo perfil oficial do Instagram da ESP/CE.

“Na situação atual, é desafiador o enfrentamento do luto porque nem sempre a despedida é possível de forma a se concretizar aquela perda”, destaca Gustavo Moura, convidado da transmissão ao vivo e professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Segundo o especialista, o luto é um processo psicológico necessário, permitindo ao enlutado vivenciar a dor emocional e adaptar-se gradualmente a um novo contexto de vida: o da ausência. É necessário apoio, mas também compreensão de pessoas próximas. “É poder estar com a pessoa na dor, sem querer tirá-la da tristeza porque só leva ao isolamento”, pondera Moura, que também é coordenador do programa Centro de Orientação Sobre a Morte e o Ser (Cosmos).

O enlutado poder reagir de diferentes formas, como se retrair, fingir que está bem diante de outras pessoas ou não conseguir ouvir as tentativas de tirá-lo da tristeza. É preciso, no entanto, não se fechar unicamente nas lembranças da dor e da perda. “Procurar, embora tenha perdido interesse por muita coisa, aquilo e aqueles que fazem bem, as atividades que fazem bem. Pode ser uma caminhada, cozinhar, contato com a natureza, alguma atividade que desperte o prazer”, sugere o professor.

Transmissões

Sob condução da supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes, o Papo Saúde na ESP discute com especialistas de várias áreas temas ligados à saúde e ao bem-estar, voltados para a população e profissionais de saúde.

O objetivo da série é compartilhar dicas, histórias e, especialmente, boas práticas no cuidado em saúde. Os seguidores também podem interagir, esclarecendo dúvidas e enviando sugestões.

Serviço

Papo Saúde na ESP: Como lidar com o luto na pandemia
Quando: Terça-feira, 1º de junho, às 19 horas
Convidado: Gustavo Moura, professor do Departamento de Psicologia da UFC e coordenador do Cosmos – Centro de Orientação Sobre a Morte e o Ser.