Saiba mais sobre controle da infecção hospitalar, tema do Papo Saúde desta terça (18)

17 de maio de 2021 - 10:34 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto:
Jackson de Moura
Arte gráfica: Júlio Lopes


Pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde têm papel essencial para evitar os riscos de infecção hospitalar, adquirida dentro do serviço de saúde ou diagnosticada após internação nesse ambiente. Nesta terça-feira (18), a partir das 19h, o Papo Saúde na ESP discute as principais condutas a serem adotadas para evitar o problema. A live, um projeto da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), pode ser acompanhada no perfil oficial do Instagram @espceara.

As principais recomendações para prevenir a infecção hospitalar envolvem hábitos e cuidados dos pacientes e dos profissionais de saúde, além dos protocolos internos dos serviços das unidades hospitalares. 

“Para diminuir a taxa de infecções dentro dos estabelecimentos de saúde, um programa de controle precisa ser elaborado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). As atividades executadas pelos profissionais que fazem parte da CCIH nortearão o trabalho de todos os colaboradores, de forma a prevenir a transmissão e propagação de doenças no ambiente”, destaca a convidada da live, a médica infectologista Nerci Ciarlini, que atua na equipe do CCIH do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), da Sesa.

Medidas simples também podem fazer a diferença, inclusive por aqueles que não têm contato direto com os pacientes. Boas práticas que estão ainda mais em alta no período de pandemia, devido ao alto índice de transmissão da Covid-19.

A higienização correta das mãos, a adoção de normas de limpeza e regras para visitas, além do uso correto de antibióticos estão entre as medidas eficazes para prevenção e controle de infecção hospitalar.

Transmissões

Sob condução da supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes, o Papo Saúde na ESP discute com especialistas de várias áreas temas ligados à saúde e ao bem-estar, voltados para a população e profissionais de saúde.

O objetivo da série é compartilhar dicas, histórias e, especialmente, boas práticas no cuidado em saúde. Os seguidores também podem interagir, esclarecendo dúvidas e enviando sugestões.

Serviço

Papo Saúde na ESP
Tema: Infecção hospitalar – o que saber para prevenir
Quando: terça-feira (18), às 19h
Convidada: Nerci Ciarlini, infectologista da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Infantil Albert Sabin
Acesse em instagram.com/espceara