Ceará recebe 23° lote de vacinas contra a Covid-19 com mais de 173 mil doses

14 de maio de 2021 - 08:44 # # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Texto:
Larissa Falcão
Fotos: Tatiana Fortes e Thiara Montefusco


Distribuição dos imunizantes aos municípios será feita em até 24 horas

O 23° lote de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Ceará no fim da noite desta quinta-feira (13). Nesta remessa, estão 103.750 doses de imunizantes da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz e 70.000 da CoronaVac/Butantan, totalizando 173.750 insumos que serão distribuídos aos municípios cearenses em até 24 horas, por meio da logística desenvolvida pelo Governo do Ceará. Já o agendamento de vacinação é de responsabilidade de cada município.

“As vacinas serão encaminhadas amanhã cedo a todos os municípios para continuarmos a imunização dos cearenses. Nesta sexta-feira (14), às 11h40, vamos receber mais 41.600 doses de CoronaVac, de acordo com informe enviado pelo Ministério da Saúde (MS). Temos trabalhado muito para que todos os cearenses sejam vacinados o mais rápido possível”, afirmou o governador Camilo Santana.

O envio do novo lote foi feito pelo MS, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), para dar continuidade ao esquema vacinal contra o coronavírus, que já está na 3ª fase, contemplando o grupo de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente. Municípios que oficializaram a necessidade de CoronaVac para aplicação de segunda dose receberão carga do imunizante.

Decisão na justiça

Na última quarta-feira (12), o Governo do Ceará assegurou mais 25.019 doses de CoronaVac através de ação na Justiça Federal. A decisão estabelece que o Ministério da Saúde envie o restante necessário para aplicação da segunda dose (D2) da vacina CoronaVac para pessoas dos grupos prioritários que já haviam recebido a primeira dose e estão com o prazo da segunda dose vencido.

Vacinômetro

Com o 23° lote, o Ceará chega ao total de 3.145.740 doses recebidas por meio do PNI. Já foram aplicadas 2.321.190, entre primeira e segunda doses. Os dados são do Vacinômetro da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), registrados até as 17 horas da última quarta-feira (12).