Atividades de humanização celebram o Dia das Mães no Hospital Geral Dr. César Cals

8 de maio de 2021 - 09:05 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Texto e fotos:
Wescley Jorge


Mensagens com vídeos e fotos foram encaminhadas para as mães com bebês internados na unidade

O Dia das Mães é um momento de celebração. É tempo de estar junto. A pandemia de Covid-19 pode até mudar alguns planos, mas o reconhecimento e as comemorações não deixam de acontecer. No Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), ações em homenagem às mães e filhos buscam amenizar a saudade e fortalecer o vínculo afetivo.

Com o projeto “Mãe, amor que se constrói”, uma série de atividades desenvolvidas pela Residência Multiprofissional em Neonatologia e Enfermagem Obstétrica estimula interação, à distância, entre mães e filhos, assegura manifestações de amor e permite a celebração da data tão especial. “O projeto tem como objetivo proporcionar um momento de celebração e humanização para gestantes e puérperas, buscando o vínculo materno mesmo no contexto pandêmico”, afirma Rannielly Sousa, residente de Serviço Social.


Painel de homenagens foi montado para abrigar mensagens de amor e admiração 

Mensagens com vídeos e fotos foram encaminhadas para as mães com bebês internados nas unidades de alojamento conjunto e Neonatologia. Também houve atração musical, com atuação dos próprios residentes, nas alas de internação da Maternidade. As atividades foram desenvolvidas na quinta (5) e sexta-feira (6). As incubadoras ganharam corações como decoração do dia festivo.

Como valorização das profissionais da unidade que também são mães, um painel de homenagens foi montado para abrigar mensagens de amor e admiração. Quem passar pelo local, pode registrar sua mensagem, que também pode ser destinada às mães internadas. “É uma forma de podermos expressar nosso sentimento a tantas mães, sejam aquelas trabalhadoras ou as que estão em tratamento”, diz Rannielly.


Profissionais do HGCC cantaram para as internadas na maternidade

Para Sarah Ticiane Rodrigues, de 22 anos, gestante de 35 semanas, receber as homenagens fez com que ela se sentisse especial. A estudante de Psicologia, que espera seu primeiro filho, conta que este é o seu primeiro Dia das Mães, mas, mesmo internada desde o dia 30 de abril, sente-se bem e feliz. “Eu me emocionei muito porque não esperava algo assim. Eles vieram, cantaram músicas, entregaram lembrancinha para a gente e foi muito especial para mim”.