HRN e HRC orientam profissionais de saúde e acompanhantes de pacientes sobre higienização correta das mãos

7 de maio de 2021 - 15:36 # # # #

Assessoria de Comunicação do HRN e HRC
Texto e fotos:
Teresa Fernandes e Raquel Oliveira

‘Caixa da verdade’ mostra, de maneira lúdica, a forma correta de higienizar as mãos

A higienização das mãos é o método individual mais eficaz para prevenir infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde. Num contexto de pandemia de Covid-19, a limpeza torna-se ainda mais fundamental. Por isso, os hospitais regionais Norte (HRN) e do Cariri (HRC) promoveram, nesta semana, ações de conscientização sobre o tema.

No HRC, equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o Serviço de Controle e Infecção Hospitalar (SCIH) realizou uma atividade com as equipes assistenciais da unidade para provocar reflexão sobre o hábito de higienizar as mãos e se este estava sendo feito da maneira correta. Com pedaços de madeira, luz negra e muita criatividade, a equipe criou a “caixa da verdade”.

Ao chegar ao setor, os profissionais do SCIH convidaram três membros da equipe assistencial para se voluntariar e colocar as mãos dentro do objeto. “No primeiro momento, todos ficam desconfiados e acham que não tem nada demais. Após aplicarmos os produtos à base de álcool e um codificador fluorescente nas mãos deles, e pedirmos para colocarem as mãos novamente na caixa, aí sim, eles enxergam a real necessidade de estar sempre reforçando os cuidados deste ato tão simples, mas fundamental na prevenção de doenças”, enfatiza a coordenadora do SCIH, Débora Duarte. “Onde não ficou a pigmentação do produto representa que a higienização não foi suficiente”, explica.

A caixa percorreu todos os andares da unidade e também abordou os acompanhantes, que são fundamentais no manejo do paciente dentro e fora do hospital.

Após aplicar condutor fluorescente nas mãos, luz negra indica quais áreas foram higienizadas corretamente

Pela importância do tema, a ação não se resume apenas ao dia 5 de maio, Dia Mundial de Higienização das Mãos. A iniciativa segue durante todo este mês em todos os setores do hospital, do assistencial ao administrativo.

Hospital Regional Norte

No HRN, o foco foi promover a conscientização em acompanhantes de pacientes nos setores não-Covid. A ação, realizada na quinta-feira (6), foi organizada pelo Centro de Estudos do HRN e o SCIH, com o auxílio dos internos de Enfermagem do Centro Universitário Inta (Uninta).

Assim como no HRC, anualmente são realizadas no HRN campanhas em comemoração à data mundial que chama atenção para a higiene das mãos. “Essas ações são importantes para que possamos sensibilizar profissionais de saúde e sociedade quanto à importância desse ato tão simples, mas de tanto impacto na prevenção de infecções e disseminação de doenças”, avalia a coordenadora da SCIH, Diana Karla Muniz Vasconcelos.

A enfermeira da Educação Permanente do HRN, Ana Carolina Mesquita Moraes, explica que é necessário reforçar sempre a temática em treinamentos e capacitações. “É uma das ferramentas mais potentes quando se fala em prevenção de infecções. Então se faz necessário reforçar constantemente essa prática, seja para profissionais, pacientes ou acompanhantes. É uma ação fácil, que não demanda muito tempo e acessível em nosso ambiente hospitalar”, aponta.

HRN promove ação para conscientizar acompanhantes de pacientes nos setores não-Covid a lavarem as mãos da forma correta

Entre os acompanhantes, a iniciativa teve um impacto importante, segundo a fisioterapeuta Teresa Gleiser, de 33 anos, que acompanha o filho no HRN. “É bem interessante essa abordagem porque, como profissional de saúde, eu conheço a técnica correta de higienização das mãos, mas nem sempre no dia a dia utilizamos”.

A dona de casa Lorena Oyola, de 27 anos, nunca havia participado de uma abordagem sobre o tema. “Aprendi hoje a forma correta de lavar as mãos. É sempre bom lembrar o quanto é importante ter cuidado e lavar sempre as mãos”, indica.

A interna de Enfermagem do Uninta, Nyvia Macedo, ressalta que, para os estudantes, as técnicas também são importantes. “Foi muito bom. É de grande importância para nós como profissionais podermos contribuir com os treinamentos e capacitações no hospital”.