Vacina da gripe 2021: grupos da 1ª fase devem buscar postos de saúde até 10 de maio

27 de abril de 2021 - 12:08 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:
Fátima Holanda
Artes gráficas: Francisco Oliveria


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reforça que os grupos prioritários da 1ª fase da 23ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe devem procurar uma unidade básica de saúde do seu município para se imunizar contra a influenza. Neste primeiro momento, que teve início no dia 12 de abril, estão sendo vacinadas crianças a partir de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Em Fortaleza, além dos postos de saúde, a população pode procurar o Centro de Saúde Meireles. O equipamento da Sesa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 16 horas, no endereço Av. Antônio Justa, 3113.

Até sexta-feira (23), foram vacinadas contra a gripe no Ceará 133.143 mil pessoas da primeira fase dos grupos prioritários (4% de cobertura vacinal). A meta é vacinar 90%.

Para o orientador da Célula de Imunização da Sesa, Roberto Wagner Júnior Freire de Freitas, o Estado tem um histórico positivo e crescente nos últimos anos para a cobertura vacinal contra influenza. “Em um cenário particular que vivenciamos de vacinação simultânea (influenza e Covid-19), precisamos unir esforços para o cumprimento da nossa meta, que é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários. Esperamos cumprir a primeira etapa até 10 de maio, contemplando os cinco grupos prioritários, que são crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores de saúde)”, afirma.

A Sesa ressalta que a vacina contra a influenza utilizada no Brasil em 2021 é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação. São elas: A/Victoria/2570/2019 (H1N1)pdm09, A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2) e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

A gripe é uma doença sazonal e mais comum no período do inverno. Devido às diferenças climáticas e geográficas do Brasil, podem ocorrer variações nas intensidades de sazonalidade da influenza e em períodos distintos nos estados.

Campanhas e vacinas diferentes

Neste ano, duas campanhas ocorrem simultaneamente: a vacinação contra a Covid-19, que teve início no dia 19 de janeiro, e a contra a gripe. Por isso, é necessária uma maior atenção da população. É importante respeitar o intervalo de 14 dias entre as duas imunizações.

A Sesa recomenda que seja priorizada a vacina contra a Covid-19. Se a dosagem recebida é da CoronaVac, por exemplo, em que o intervalo entre uma dose e outra é de três semanas, é recomendado concluir a vacinação da Covid-19 para depois tomar o imunizante contra a gripe. A campanha de vacinação da gripe de 2021 segue até o dia 9 de julho.

Veja as próximas fases

2ª fase – 11 de maio a 8 de junho: idosos a partir de 60 anos e professores
3ª fase – 9 de junho a 9 de julho: pessoas com comorbidades; com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.