‘Live’: o papel do Agente Comunitário de Saúde na orientação da população em meio à pandemia

26 de abril de 2021 - 13:32 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto:
Daniel Araújo
Arte gráfica: Júlio Lopes


O Agente Comunitário de Saúde tem assumido um papel de grande importância neste contexto pandêmico, seja no mapeamento de territórios, na coleta de dados, ou na vigilância epidemiológica. É este profissional que chega na ponta, na população que está nos bairros e pequenos municípios. Por isso, a atuação e o protagonismo desses trabalhadores é tema do Papo SUS desta terça-feira (27). A live é promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

A transmissão será feita pelo perfil da ESP/CE no Instagram a partir das 19 horas e contará com a participação da enfermeira e professora associada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Márcia Machado. A Agente Comunitária de Saúde (ACS) Gysselle Franco também participará do encontro virtual, que terá mediação da supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes.

O papel dos ACSs no enfrentamento à Covid-19 é colocado cotidianamente em prática por Gysselle Franco. Atuando há cerca de seis anos na cidade de Guaramiranga, no Maciço de Baturité, ela reforça o papel do profissional de saúde enquanto agente de conscientização junto às pessoas. “Nesse momento, precisamos conscientizar as pessoas de que a situação ainda é grave, que precisamos manter todos os cuidados sanitários e seguir alertando-as o quanto esse quadro não é fácil”, afirma.

As observações de Gysselle vão ao encontro das orientações colocadas na Cartilha nº 2 de Recomendações aos ACS, por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) da ESP/CE para Período de Isolamento Social. Publicado ainda em 2020, o documento propõe uma série de ações para a fase de quarentena.

As recomendações direcionam-se tanto à população em geral, quanto aos ACSs, para que eles possam orientar as comunidades de seus territórios por meio de estratégias de educação em saúde no cenário da pandemia de Covid-19.

Papo SUS

O objetivo do Papo SUS é destacar a atuação do sistema público de saúde nas políticas da área, na qualificação de trabalhadores, gestores e na assistência ao cidadão. As lives ocorrem quinzenalmente, todas as terças-feiras.

Serviço

Quando: terça-feira (27), às 19h
Tema: Acolhimento e Promoção à Saúde: o trabalho dos Agentes Comunitários na pandemia
Convidadas:
Márcia Machado – enfermeira e professora associada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Gysselle Franco – Agente Comunitária de Saúde (ACS)
Acesse em instagram.com/espceara