Novo decreto permite avanço na retomada da economia a partir desta segunda (26); isolamento social rígido é mantido aos fins de semana

25 de abril de 2021 - 20:26 # # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Texto:
Larissa Falcão
Fotos: Carlos Gibaja

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais na noite de sábado (24), o governador Camilo Santana anunciou que o novo decreto permitirá o avanço no processo de flexibilização das atividades econômicas no Ceará, mantendo o isolamento social rígido no fim de semana. Acompanhado pelo secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), o governador informou que a decisão foi tomada durante reunião virtual com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Ceará. O novo decreto passa a valer a partir desta segunda-feira (26).

O chefe do Executivo destacou que o avanço foi decidido com base em dados técnicos que mostram uma tendência de queda na transmissão, internações e mortes causadas pela Covid-19. As informações foram apresentadas pelo titular da Saúde durante a live. “Nós temos um momento de melhora, mas é preciso ainda muita serenidade. É preciso ainda tudo que a gente tem falado para vocês, de compartilhar esse momento que nós estamos vivendo, ter solidariedade, aderir às medidas de isolamento, porque nós estamos tendo sucesso com os nossos objetivos. É preciso que a gente mantenha isso”, explicou Cabeto, agradecendo o engajamento da população cearense e aos profissionais de saúde.

“Os resultados estão mostrando que essas medidas têm sido importantes para diminuirmos os casos e, consequentemente, as mortes aqui no estado do Ceará. Outro ponto importante: todas essas informações, quem tiver interesse, o Ceará hoje é reconhecido como Estado nota 10 em transparência no enfrentamento à Covid-19. E nós criamos uma plataforma chamada IntegraSUS, onde todas as informações estão abertas para qualquer cidadão e cidadã cearense”, complementou Camilo Santana.

Novas medidas

Com o novo decreto, as escolas poderão avançar na retomada do ensino presencial até o 9° ano do ensino fundamental, com limite de 40% da capacidade. O ensino remoto continua opcional aos pais que preferem essa modalidade de ensino para os filhos. As barracas de praia também poderão voltar a funcionar a partir de segunda-feira, seguindo os mesmos critérios definidos no decreto anterior para restaurantes e estabelecimentos de alimentação fora do lar, também com limite de 40% da capacidade e restrição de horário.

O decreto também vai permitir o retorno das atividades nas academias de ginástica, com restrição de horário e limite de 25% da capacidade. Também será autorizada a ampliação da capacidade e horário de funcionamento para igrejas e templos religiosos.

Abastecimento de Oxigênio

Sobre a explosão ocorrida na manhã de sábado (24) na fábrica da White Martins, em Fortaleza, Camilo Santana prestou solidariedade às vítimas do incidente e tranquilizou os cearenses, afirmando que o abastecimento de oxigênio aos hospitais está garantido. “Dr. Cabeto e a Secretaria acompanharam durante todo o dia de hoje reuniões com a empresa, para que não houvesse nenhum problema no abastecimento, na descontinuidade do abastecimento às nossas unidades hospitalares, aos hospitais de todo o Estado do Ceará.”

Ampliação de leitos e vacinação

Camilo Santana ressaltou, também, o trabalho que têm sido feito na ampliação de leitos para atender pacientes com Covid-19, ultrapassando mais de 5 mil leitos entregues neste ano. “Nós já estamos com 3.746 leitos de enfermaria. Comparando com a primeira onda do ano passado, praticamente nós já tivemos 1.706 leitos a mais. Estamos já quase chegando ao dobro de leitos de enfermaria no pico da pandemia do ano passado. E leitos de UTI, chegamos a 1.303″.

Em relação às vacinas, o gestor lembrou o esforço do governo estadual para agilizar a campanha de vacinação no Ceará. “Lembrando também que nós estamos trabalhando fortemente para que a gente possa conseguir importar as vacinas compradas pelo Estado. Foram mais de 5 milhões de doses da Sputnik V, que já está sendo usada em quase 60 países no mundo inteiro. Entramos com ação no STF [Supremo Tribunal Federal], e a decisão do ministro Ricardo Lewandowski foi de que a Anvisa teria até o fim deste mês para se posicionar em relação a isso. E caso ela não se posicione, o Estado ficaria autorizado a importar essas vacinas.”

Até o momento, o Ceará recebeu, por meio do Programa Nacional de Imunizações, 2.238.250 doses de vacinas contra Covid-19. Segundo o Vacinômetro da Sesa, até a última quinta-feira (22), 1.762.587 doses já foram aplicadas em todo o Ceará. Com isso, 1.221.639 cearenses receberam a primeira dose, e 540.948 já foram imunizados com o reforço.

Combate às Fake News

Ao fim da transmissão, o chefe do Executivo afirmou que continuará trabalhando para proteger a vida dos cearenses, agradeceu aos profissionais de saúde que estão há mais de um ano atuando para acolher as pessoas nesse momento desafiador e criticou a desinformação gerada pelas notícias falsas. “Todos os dias, pessoas colocam mentiras, colocam insinuações, desinformações. Isso é desumano. Eu fico imaginando como é que fica a consciência dessas pessoas.  Acho que todos nesse momento deveriam estar preocupados, priorizando apoiar todas as medidas que visam salvar vidas e melhorar as condições de atendimento à população cearense”.