Segurança no trabalho: HSJ capacita cerca de mil colaboradores durante pandemia

23 de abril de 2021 - 11:13 # # # #

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto:
Diego Sombra
Fotos: HSJ/Divulgação



Equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar orientando colaboradores sobre a higienização correta das mãos

As unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizam, frequentemente, treinamentos para reforçar a segurança dos colaboradores no trabalho. O Hospital São José (HSJ), por exemplo, desenvolveu capacitações durante a pandemia com o intuito de orientar os trabalhadores sobre as medidas de prevenção à Covid-19. Ao todo, cerca de mil funcionários foram capacitados em 2020, entre profissionais de saúde e das áreas administrativas.

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e a Gerência de Enfermagem do HSJ estão à frente dos treinamentos realizados na unidade. Durante as capacitações, as equipes abordaram temas como uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), higienização das mãos e práticas de assistência ao paciente. “Primeiro, nós tivemos que escrever todos os protocolos para o coronavírus e a Covid, que era uma doença nova. Em seguida, nós fizemos capacitações com aulas teóricas e práticas sobre os mais diversos assuntos”, relembra Evelyne Girão, médica infectologista e coordenadora do SCIH.

Importantes para prevenir a infecção pela Covid-19 entre profissionais de saúde, a paramentação e a desparamentação corretas de EPIs foram amplamente detalhadas nos treinamentos. Nancy Costa de Oliveira, enfermeira e gerente de Enfermagem do HSJ, explica que, ao participar das capacitações, os colaboradores conseguiram aprender como se proteger e, com isso, amenizar o risco de contágio. “A literatura mostra que há uma grande incidência de transmissão durante o processo de desparamentação, principalmente. Então, se o profissional não estiver bem capacitado, ele poderá se contaminar”, alerta.

As informações fornecidas foram fundamentais para dar mais segurança a profissionais de saúde e a outros funcionários do HSJ que também exercem um papel primordial na recuperação dos pacientes internados na unidade. É o caso do maqueiro Edmilson Teixeira, de 40 anos, colaborador do São José há quase duas décadas. “Os treinamentos foram muito importantes, pois no começo a gente tinha muito medo. Muitos de nós não sabíamos como usar os EPIs, mas a equipe de Enfermagem deu todo o suporte necessário pra gente”, conta.

Nancy ressalta que, além de abordar aspectos técnicos, os treinamentos destacavam a importância do preparo psicológico para o atendimento à população. “Como a Enfermagem está 24 horas ao lado do paciente, nós tivemos que nos aperfeiçoar tecnicamente e trabalhar também o aspecto emocional para que a gente pudesse acolher o paciente, mas sem demonstrar os nossos medos e deixá-los interferir na qualidade da assistência”, pontua.

Educação continuada

A educação continuada com foco na prevenção de infecções hospitalares sempre fez parte da rotina do Hospital São José, que é referência no tratamento de doenças infectocontagiosas. “Na pandemia, nós demos continuidade e intensificamos os treinamentos. Além disso, todos os meses, nós fazemos uma aula para novos residentes, estagiários e profissionais que entram na instituição”, acrescenta Evelyne Girão.