Prevenção, sintomas e tratamento do infarto agudo do miocárdio: o que você precisa saber

19 de abril de 2021 - 15:15 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto:
Jackson de Moura
Arte gráfica: Júlio Lopes


O Papo Saúde na ESP desta terça-feira (20) aborda a prevenção do infarto agudo do miocárdio (IAM) e a linha de cuidado da doença na rede pública de saúde. A live tem início às 19h no perfil oficial do Instagram da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

O infarto ocorre quando uma ou mais artérias do coração são obstruídas, interrompendo o fluxo sanguíneo do coração. Qualquer pessoa pode sofrer do problema, mas fatores como obesidade, hipertensão e diabetes, além de estresse emocional, sedentarismo, tabagismo e dieta inadequada aumentam os riscos.

“Controlar a pressão e diabetes, manter uma dieta balanceada, deixar de fumar, praticar atividades físicas e tentar reduzir a carga de estresse são medidas que tendem a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, principalmente de infarto”, afirma Danielli Lino, membro do Grupo Condutor do Infarto Agudo do Miocárdio da Sesa e uma das convidadas da transmissão.

A live também terá a participação do diretor técnico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará), Marco Antônio Arantes Costa Filho. Sob mediação da supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes, a transmissão destacará também sintomas, cuidados após o infarto e o atendimento de urgência e emergência de casos suspeitos.

O Ceará é pioneiro na implantação de um tratamento rápido e efetivo para pacientes com infarto agudo do miocárdio nas ambulâncias do Samu. O Estado também foi o primeiro a regionalizar o uso do trombolítico no serviço móvel, medicamento que permite desobstruir a artéria quase de imediato, aumentando as chances de sobrevivência e recuperação sem sequelas da vítima de IAM.

Papo Saúde na ESP

Quando: terça-feira (20), às 19h
Tema: Infarto Agudo do Miocárdio – O que você precisa saber
Convidados:
Danielli Lino – membro do Grupo Condutor do Infarto Agudo do Miocárdio da Sesa
Marco Antônio Arantes Costa Filho – diretor técnico SAMU 192 Ceará
Acesse em instagram.com/espceara