Projeto Enlace: fotografias e desenhos aliviam a rotina de profissionais de UTI no HGF

6 de abril de 2021 - 08:59 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos:
Felipe Martins


Coordenadora de Enfermagem da UTI Covid-19 I, Nathalia Bruno não mede esforços na busca por um ambiente de trabalho mais leve e acolhedor

Nas paredes cimentadas de um corredor do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), a expressão artística dos profissionais de saúde surge como um sopro de alívio em meio à rotina estressante da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 I, a primeira montada neste ano no hospital. É o Projeto Enlace. A iniciativa envolve desde uma exposição de fotografias que remetem às vitórias conquistadas em 2020 até um painel de desenhos feitos pelos próprios trabalhadores. O varal que se estende por toda a parede do setor traz cor a um cotidiano muitas vezes sem brilho, arranca sorrisos e ameniza a dor de quem luta diariamente pela vida dos pacientes.

“Quando soubemos que o nosso setor se tornaria mais uma vez UTI Covid-19, por conta do novo aumento de casos no início do ano, já começamos a pensar em ‘coisinhas’ para amenizar o estresse”, afirma a coordenadora de Enfermagem da unidade, Nathalia Bruno. O espaço, que já havia acolhido uma UTI para pacientes com a doença em 2020, precisou se adaptar novamente em fevereiro de 2021. “Nós, como equipe, sabíamos que poderíamos dar conta do trabalho mais uma vez. Mas essa nova onda foi algo que mexeu com o emocional de todos”, lembra.

O auxílio veio da psicóloga que atende à unidade, Nilde Plutarco. “Fomos pensando em ações que poderiam ser terapeuticamente positivas e que pudessem se adaptar às limitações físicas do nosso espaço”, explica. A área que hoje abriga a UTI Covid-19 I possui uma pequena copa adjacente, um quarto de descanso e um grande corredor por onde entram e saem exclusivamente os profissionais que atendem na unidade.

“Inicialmente, inserimos um varal no corredor com fotos de todos os momentos felizes que passamos durante o último ano, desde os registros de aniversários até os de pacientes que tiveram alta”, pontua a coordenadora de Enfermagem. Junto às fotografias, foram adicionadas também trechos de canções e mensagens positivas. “Foi uma forma de fazê-los lembrar diariamente que continuamos sendo os mesmos de antes e que conseguiremos vencer novamente”, continua a psicóloga.

Para a fisioterapeuta Ilamara Martins, as ações são uma forma de aliviar as dificuldades vividas dentro da unidade. “São pequenas coisas que a gente não sabia o quanto poderiam fazer diferença na nossa vida”, comenta. “É como uma forma de aconchego. Mostra que estamos aqui, em família, vivendo as mesmas dificuldades, mas juntos”.

“Nós tentamos mostrar o quanto eles são lembrados e valorizados por nós. Isso dá muita força a eles”, ressalta Nathalia, que vem buscando tornar as ações ainda mais dinâmicas. “Estamos trazendo desenhos de ‘livros anti-estresse’ e colando na copa para os profissionais pintarem com lápis de cor”, diz. A ideia, ela afirma, é utilizar um dos principais espaços de descanso da unidade para incentivar a atividade de forma relaxante. “De vez em quando, eles param um pouquinho e pintam as figuras. Estão amando e até pedindo mais desenhos”.


Exposição no muro do corredor que leva os profissionais de Saúde à UTI Covid-19 I traz fotografias, pinturas e mensagens positivas

Para a técnica de enfermagem Elyda Jordanna, a pintura tem sido uma verdadeira terapia nos intervalos de lanche. “É um momento que a gente tem para relaxar, esquecer um pouco do que acontece lá dentro. Quando a gente está pintando, é como se a mente ficasse vazia por alguns segundos”, compartilha. As pinturas feitas pelos profissionais são expostas no corredor, tornando o branco cada dia mais colorido. “A ideia é, quando tudo isso passar, emoldurar alguns como quadros para enfeitar o nosso setor”, complementa Nathalia.