Sesa aumenta remuneração dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia

16 de março de 2021 - 17:46 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Caio Faheina
Foto: Tiago Stille/Gov. do Ceará


Técnicos de enfermagem, enfermeiros e fisioterapeutas serão contemplados. Quanto às categorias médicas, foram celebrados contratos covid com adicional de risco para os profissionais que atuam em contato contínuo com os pacientes

Após portaria assinada pelo secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), servidores públicos que desempenham Serviços Especializados de Saúde (SES) e Atividades Auxiliares de Saúde, e que estão desenvolvendo direta e efetivamente assistência à saúde de pacientes acometidos com Covid-19, receberão Gratificação de Incentivo às Atividades Especiais (Giate). A concessão vigora desde o dia 1° de março de 2021 e segue até o fim deste ano.

Profissionais não médicos de cooperativas que atuam na linha de frente no combate à pandemia também terão valores reajustados. Técnicos de enfermagem, enfermeiros e fisioterapeutas serão contemplados. Quanto às categorias médicas, foram celebrados contratos Covid com adicional de risco para os profissionais que atuam em contato contínuo com os pacientes.

“Valorizar os profissionais de saúde que estão há um ano salvando vidas na luta contra a Covid-19 não é apenas um reconhecimento, é uma obrigação da rede estadual de saúde”, afirma o secretário.

Ascensão

Como forma de reconhecimento do trabalho dos servidores de saúde no atual cenário de calamidade pública em função da pandemia, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), estuda antecipar as promoções do interstício de 2019 a 2020 para junho deste ano. O pagamento estava programado anteriormente para abril de 2022. A medida representará um acréscimo no orçamento em 2021 de R$ 2,62 milhões mensais

Das ascensões previstas em lei, aprovada em 2020, já foram implantadas as referentes ao interstício de 2011 a 2014 em folha de pagamento em abril de 2020. A partir de abril de 2021, serão implantadas em folha as promoções relativas ao intervalo de 2015 a 2018. O impacto previsto será de R$32,10 milhões em todo o ano.