Sesa e Aprece se articulam para assegurar suprimento de oxigênio nos hospitais municipais

14 de março de 2021 - 14:05 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa

Unidades da Rede Sesa se prepararam reservando estoque de oxigênio hospitalar com número cinco vezes maior que o do primeiro pico da pandemia no Ceará, garantindo esse abastecimento por 90 dias

Na manhã deste domingo, 14 de março de 2021, gestores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) estiveram reunidos na sede da Secretaria para tratar das questões referentes ao suprimento de oxigênio hospitalar nas unidades de saúde municipais, que estão com baixos estoques e, apesar do momento crítico da pandemia da Covid-19, têm o abastecimento interrompido nos fins de semana pela empresa fornecedora do insumo, situação considerada inaceitável pelos gestores dos hospitais, secretários municipais e prefeitos.

O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), assegurou que a Secretaria Estadual irá “emergencialmente ajudar os municípios conforme antecipado pela Sesa desde o dia 11 de fevereiro, em comunicado dirigido a todos os municípios do Estado”. Ele ressalta que as unidades da Rede Sesa se prepararam reservando estoque de oxigênio hospitalar com número cinco vezes maior que o do primeiro pico da pandemia no Ceará, em 2020, e garantindo esse abastecimento por 90 dias.

Em outra frente, a Sesa acionou o Ministério Público para adotar providências com vistas à normalização do fornecimento de oxigênio aos municípios cearenses, principalmente nos fins de semana. Segundo a Aprece, a empresa Messer Gases Brasil é a principal fornecedora de oxigênio para as empresas que atendem a maioria dos hospitais municipais com baixos estoques e precisa agilizar com urgência a entrega do gás para esses municípios.

Participaram da reunião deste domingo o secretário Dr. Cabeto, secretários executivos da Sesa, o atual presidente da Aprece, Júnior Castro, e o ex-presidente da Associação, Nilson Diniz.

Rede Estadual garantida

Nas unidades hospitalares da Sesa, mesmo com a ampliação crescente de leitos, o planejamento feito está garantindo o abastecimento de oxigênio. Como informado na nota Abastecimento de Oxigênio na Rede Sesa, divulgada no último domingo (7), a Secretaria segue monitorando, orientando e colaborando continuamente com os municípios cearenses, fazendo empréstimos do insumo e transferindo pacientes internados quando necessário.

Veja nota: