Nota técnica orienta sobre investigações e encerramentos de óbitos

12 de março de 2021 - 16:41 # # # #

Repórter:
Suzana Mont'Alverne
Arte gráfica: Iza Machado

As orientações para investigação e encerramento de óbitos por Covid-19 foram normatizadas em documento elaborado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A nota indica desde a formação de equipes técnicas, nos âmbitos municipal e regional, responsáveis pela investigação, até análise e discussão dos óbitos, como padronização de critérios de encerramento das mortes suspeitas pela doença sem critérios clínicos no Estado e resultados laboratoriais ou de imagem satisfatórios.

No informe, fica estabelecido que as ações de Vigilância de Óbitos por Covid-19 devem contar com uma equipe multiprofissional. Frisa-se, também, que os integrantes devem ser devidamente designados e capacitados pela gestão da Vigilância em Saúde Municipal. Para a gestão dos casos nas Secretarias Municipais de Saúde, o Ministério da Saúde recomenda que a equipe seja formada por trabalhadores da assistência e da vigilância epidemiológica.

>> Veja documento

No âmbito estadual, as equipes devem ter profissionais que atuem na gestão da vigilância em saúde e assistência. Há reforço para que o grupo de trabalho seja articulado e integrado às demais equipes de vigilância epidemiológica, setores responsáveis pela assistência à saúde (atenção primária, especializada e hospitalar), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO), bem como os núcleos hospitalares de Epidemiologia e as comissões hospitalares de óbito.

Com a assistência organizada, a nota informa que a investigação deve ser pautada na coleta de dados na unidade de saúde onde ocorreu o óbito e no domicílio do falecido, onde a finalidade é a obtenção de informações clínicas e epidemiológicas utilizando o instrumento de investigação da morte por Covid-19. O documento estabelece, ainda, que as investigações devem ser discutidas em comitês municipal ou regional ou estadual.