Referência no Norte e Nordeste, Residência em Psiquiatria do HSM forma 12 profissionais por ano

10 de março de 2021 - 08:37 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HSM
Repórter:
Milena Fernandes
Artes gráficas: Gabriel Caúla

A médica Danyelle Rolim, de 30 anos, concluiu, este ano, a especialização em Psiquiatria no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Ela conta que o interesse pela Psiquiatria surgiu durante a graduação em medicina. “A dimensão assumida por um transtorno mental na vida dos pacientes despertou bastante a minha atenção e, durante três anos que passei como residente do HSM, tive a oportunidade de aprender não somente sobre psicopatologia, exame do estado mental, neuropsiquiatria e tantos outros temas teóricos, mas também sobre empatia, saber ouvir, compreender e estar ali, presente na vida das pessoas, cuidando delas por inteiro”, afirma. “A escolha pela Psiquiatria foi uma das decisões mais acertadas da minha vida”.

Todos os anos, 12 residentes concluem a Residência em Psiquiatria no HSM. Eles passam três anos se especializando na área. Um dos residentes formados neste ano, Djacir Figueirêdo Neto, de 30 anos, lembra que o primeiro contato dele com o HSM foi durante o internato no curso de medicina e, sem dúvida, ele afirma, essa passagem o influenciou na escolha pela especialidade. “Ao iniciar a residência pude crescer nessa área com ensinamentos de professores tão dedicados que, assim como todos os funcionários da instituição, conseguem fazer um belo trabalho dedicado ao paciente”, reconhece. No HSM, essa especialização é uma das referências no Norte e Nordeste do País e existe há 43 anos. Já foram formados mais de duzentos psiquiatras.

O coordenador da Residência em Psiquiatria do HSM, David Martins, destaca que, apesar da pandemia, os residentes formados conseguiram enfrentar as dificuldades e acabaram adquirindo muito aprendizado com as adaptações que precisaram ser realizadas, como a telemedicina. “A pandemia tem trazido sofrimento psíquico para muitas pessoas e os residentes em psiquiatria do HSM têm vivenciado tudo isso. Nos diversos ambulatórios do hospital, os residentes realizam atendimentos online e presencial. Além disso, eles passam pelas unidades de internação, onde se deparam com diversos tipos de transtornos mentais”, relata Martins.

Ele continua: “Temos também convênios com outras instituições, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), um serviço do SUS, que também atende diariamente pessoas com transtornos mentais. Nossos residentes, que acabaram de se formar, atuaram também no Plantão Coronavírus, um canal, via whatsapp, criado em abril do ano passado para atender cidadãos durante a pandemia. Com a teoria e a prática psiquiátrica adquirida, eles saem daqui com uma base sólida de formação”.

Processo seletivo

Para ingressar na Residência em Psiquiatria do HSM é necessário participar de processo seletivo, realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) Paulo Marcelo Martins Rodrigues. Todos os anos são ofertadas duas vagas para Residência em Psiquiatria para Infância e Adolescência e dez vagas para Psiquiatria Geral.

Durante os três anos, os residentes atuam em todos os ambulatórios voltados para o atendimento à população: psicogeriatria, psiquiatria geral, psicose de difícil controle, primeiro surto psicótico, esquizofrenia, transtornos ansiosos, transtornos alimentares, psiquiatria infantil, neurologia, neuropsiquiatria, transtornos de humor, transtornos da sexualidade humana, interconsulta psiquiátrica, álcool e drogas, infância e adolescência, quadros psiquiátricos na gestação e puerpério, psiquiatria forense e transtornos do impulso.

O que faz um psiquiatra?

O psiquiatra é o médico que se dedica à mente. O profissional é formado para aliviar o sofrimento emocional e os transtornos mentais por meio da redução dos sintomas e da busca pelo bem-estar e pela saúde mental. Os especialistas estão aptos a prescrever medicamentos, realizar internações, formular diagnósticos, solicitar e interpretar exames laboratoriais. Eles também podem conduzir psicoterapias ou fazer indicações para esse tratamento.