Papo SUS aborda os avanços da imunoterapia no tratamento da Covid-19

9 de março de 2021 - 10:19 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Repórter:
Jackson de Moura
Arte gráfica: Júlio Lopes

Uma das estratégias desenvolvidas por cientistas brasileiros no combate e no tratamento da Covid-19 é a imunoterapia. Os avanços alcançados sobre pesquisa e resposta imunológica à Covid-19 serão abordados no Papo SUS desta terça (9) a partir das 19 horas no perfil oficial @espceara. A série de lives é realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

A live terá a participação da analista de Imunologia Bio-Manguinhos/Fiocruz, Juliana Melgaço. A convidada é uma das autoras de estudo que analisa abordagens de imunologia celular e molecular para o desenvolvimento de imunoterapias contra o coronavírus.

A imunoterapia é um tipo de tratamento que fortalece o sistema imune e faz com que o corpo tenha maior capacidade para combater vírus, bactérias e até mesmo câncer e doenças autoimunes. Diferentemente das vacinas, os anticorpos eventualmente podem se dissipar no organismo. Mas os especialistas afirmam que o tratamento pode prevenir infecções de forma temporária, o que ajudaria, principalmente, pessoas dos grupos de risco, como idosos e profissionais de saúde.

Transmissões

A ideia do Papo SUS é destacar a atuação do sistema público de saúde nas políticas da área, na qualificação de trabalhadores e gestores e na assistência ao cidadão. As lives são conduzidas pela supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes. As transmissões ao vivo acontecem quinzenalmente, às terças-feiras.

Serviço

Papo SUS
Tema: Imunoterapia e a resposta imunológica à Covid-19
Quando: terça-feira, 9 de março
Horário: 19h
Convidado: Juliana Melgaço (analista de Inovação e Operações Farmacêuticas/Imunologia Bio-Manguinhos/Fiocruz)
Acesse instagram.com/espceara