UPA’s estaduais iniciam tratamento com capacete Elmo em pacientes com Covid-19

3 de março de 2021 - 17:56 # # # # #

Assessoria de Comunicação das UPA's
Repórter:
Munique Freitas
Foto: Ascom/UPA


Mairton Pascoal, de 39 anos, foi o primeiro paciente da UPA Messejana a utilizar o capacete Elmo

“Bem melhor de respirar. Estou menos cansado de quando eu estava usando a máscara”. Este foi o depoimento de Mairton Emanuel Costa Pascoal, de 39 anos, o primeiro paciente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Messejana a utilizar o capacete de respiração assistida Elmo. Ele chegou à UPA no dia 1° de março com dispneia, febre e tosse, sendo internado para receber oxigênio por máscara. Com a evolução do quadro, a equipe multiprofissional, formada por médico, fisioterapeuta, enfermeiro e técnico de enfermagem, acoplou o dispositivo no paciente como tratamento para a suplementação de oxigênio.

Segundo o médico emergencista André Barbosa, Mairton chegou com saturação de oxigênio em 45% e, logo após o uso do equipamento, o índice melhorou, chegando a 98%. Ele explica que o capacete fornece oxigênio e uma pressão positiva que facilita a entrada de ar para os pulmões, sendo melhor absorvido na corrente sanguínea.

Cada UPA vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recebeu cinco capacetes para a utilização nos pacientes dos setores Covid-19, totalizando 30 unidades do suporte. Ao todo, das 42 UPA’s espalhadas pelo Ceará, seis são vinculadas à Sesa e administradas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), em Fortaleza. Durante o mês de fevereiro, equipes multiprofissionais das unidades foram treinadas para implantar os protocolos de uso do Elmo em pacientes que recebem a indicação para o tratamento.

Josino das Costa Rufino, de 63 anos, também deu entrada na UPA Autran Nunes no dia 1° de março com sintomas gripais e desconforto respiratório, iniciando o uso de suporte ventilatório não invasivo, de medicamentos sintomáticos e antibióticos.

Segundo a coordenadora de enfermagem da unidade, Lourdes Guedes, houve indicação para o uso do capacete Elmo no paciente devido ao seu quadro de saúde. Antes de acoplar o dispositivo, Rufino recebeu explicações sobre os benefícios e os procedimentos para a utilização do equipamento. O paciente iniciou o uso às 14:50 desta quarta-feira (3). Às 16h40, os parâmetros ventilatórios estavam em 100% de oxigênio.

Os testes clínicos realizados com o equipamento mostraram que o uso do Elmo pode diminuir em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O capacete proporciona uma terapia não invasiva, no entanto, para a sua utilização, o paciente deve estar consciente e orientado.