HGF tem 84 leitos de enfermaria e UTI ativos para pacientes com Covid-19

2 de março de 2021 - 09:21 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e foto:
Felipe Martins

Atualmente, o HGF atende com 22 leitos de UTI e 62 de enfermaria ativos e exclusivos para o tratamento de pacientes com Covid-19

Com o crescente aumento do número de casos de Covid-19 no Ceará, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), vem trabalhando para ampliar o número de leitos de enfermaria e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) exclusivos ao atendimento da doença. No sábado (27), foram disponibilizados mais 12 leitos de UTI na unidade.

>> Governo do Ceará entrega mais 10 leitos e dobra número de UTIs em Crateús 

“Nosso desafio tem sido adaptar unidades do hospital à estrutura de terapia intensiva”, ressalta o diretor geral do HGF, Daniel de Holanda Araújo. Além da adaptação estrutural, pontua o médico, é preciso garantir treinamento às equipes multiprofissionais e equipamentos essenciais ao funcionamento das UTIs. “Tudo isso está sendo organizado para que a gente consiga continuar ampliando nossa capacidade de atendimento”.

Atualmente, o HGF atende em sua capacidade máxima, com 22 leitos de UTI e 62 de enfermaria ativos e exclusivos para o tratamento de pacientes com Covid-19. Entre os leitos de enfermaria, 39 estão montados no hospital de campanha da unidade, que vem atendendo pacientes com perfil menos grave da doença.

Emergência ativa em fluxo paralelo

Apesar do aumento dos casos de internação por Covid-19, a Emergência do HGF continua em funcionamento 24h por dia para receber pacientes com as mais diversas patologias. No entanto, para evitar a contaminação cruzada, pacientes com suspeita de Covid-19 são encaminhados a uma unidade paralela.

“Nós realizamos uma triagem quando o paciente chega. Aqueles com sintomas sugestivos ou com teste positivo, que tenham síndrome respiratória aguda, com a oxigenação ou a frequência respiratória baixa, vão para a unidade de Covid-19, que fica ao lado da Emergência”, explica Marcelo Vasconcelos, médico emergencista do HGF.

Ouça

O diretor geral do HGF, Daniel de Holanda Araújo, fala sobre a expansão e preparação da unidade para o enfrentamento à Covid-19 e do atendimento 24 horas, voltado para outras patologias.