‘Saímos preparados’: 285 profissionais concluem residência multiprofissional em saúde no Ceará

24 de fevereiro de 2021 - 08:59 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE e do HM
Repórteres:
Daniel Araújo e Jéssica Fortes
Foto: Jéssica Fortes Arte gráfica: David Tomás

A saúde do Estado do Ceará passará a contar a partir desta quarta-feira (24) com o reforço de novos 285 profissionais egressos da turma VI (2019-2021) do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (Resmulti-ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

As atividades de encerramento ocorrerão no período de 24 a 26 de fevereiro a partir da Mostra de Experiências Exitosas, que consiste na apresentação de relatos das intervenções desenvolvidas pelas equipes de residentes e preceptores dos componentes comunitário e hospitalar do programa. Toda a programação será digital, com transmissão pelo canal da ESP Virtual.

A mesa de abertura da solenidade terá início às 09 horas com a palestra magna “Desafios para a Efetivação do SUS no Brasil 2021 – Compreender para Transformar”. A apresentação será feita por Lúcia Conde de Oliveira, professora doutora pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

De acordo com Jamisse Araújo, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da ESP/CE, o evento é o instante final na partilha do fazer desses trabalhadores da saúde cearenses. “A Mostra de Experiências Exitosas é esse momento de socialização das produções e inovações implantadas e implementadas pelos coletivos de profissionais de saúde-residentes e preceptores dos Programas da Resmulti”, reforça.

Uma dessas residentes é a terapeuta ocupacional Roberta Fontenele. Ela atua no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e destaca que a residência multiprofissional é por si só um grande desafio, mas enfrentá-la durante uma pandemia foi ainda mais árduo — além de gratificante. “Nós nunca pensamos em desistir, pelo contrário, nos envolvemos ainda mais, nos reinventamos, e cada um, dentro da sua categoria profissional, tentou dar o seu melhor e contribuir de alguma forma com os profissionais que estavam na linha de frente. Foi um período muito enriquecedor. Saímos profissionais mais preparados. O sentimento é de gratidão”, ressalta.

Somente nesta sexta turma, a unidade formou mais de 15 profissionais em parceria com a ESP/CE. O coordenador da Residência Multiprofissional no hospital, Rodrigo Tavares Dantas, ressaltou esse incremento na força de trabalho na saúde do Ceará e destacou a importância dos profissionais para a unidade. “Eles desenvolveram um excelente trabalho, onde chegavam contribuíam para a mudança do ambiente. Durante a pandemia, apesar do medo do desconhecido, eles se mantiveram unidos e sempre disponíveis para ajudar”.

A turma VI iniciou sua caminhada em março de 2019 e deverá finalizar suas atividades profissionais dentro dos cenários de prática no próximo dia 28 de fevereiro. De acordo com a equipe pedagógica da Residência Multiprofissional em Saúde da ESP/CE, a turma VIII deve iniciar as atividades em 01 de março de 2021.

Residência Multiprofissional

O Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde é conduzido político e pedagogicamente pela ESP/CE desde 2011. Entre seus principais objetivos, a iniciativa visa à capacitação de lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional, na perspectiva de contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desenvolvida em regime de dedicação exclusiva, o programa tem duração mínima de dois anos e sua carga horária total é de 5.760 horas. Pensado na perspectiva da integralidade da Atenção, da Gestão, do Controle Social e da Formação em Rede, a iniciativa integra dez programas de Residência Multiprofissional em Saúde e um Programa de Residência Uniprofissional em Saúde.

Serviço

Cerimônia de abertura da Mostra de Experiências Exitosas do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde
Quando: quarta-feira (24)
Acesse o canal da ESP Virtual.