Ceará deve receber mais de 70 mil doses de vacina contra a Covid-19 nos próximos dias

23 de fevereiro de 2021 - 15:52 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Repórter:
Fhilipe Augusto
Fotos: Tatiana Fortes e Ascom/Casa Civil

Governador se reuniu hoje com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Além das vacinas, Camilo Santana tratou também da habilitação de mais leitos e da disponibilidade de a União receber pacientes com Covid-19 no Hospital Universitário Walter Cantídio

O Ceará deve receber nesta semana aproximadamente 72.500 doses da vacina AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19. A informação foi repassada pelo governador Camilo Santana, nesta terça-feira (23), após reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em Brasília. O Governo do Ceará aguarda ainda para os próximos dias mais um lote da CoronaVac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac.

“Está prevista nas próximas horas uma remessa de novas vacinas da AstraZeneca. Se for a mesma quantidade da vez passada, serão 72.500. São dois milhões de doses que chegaram hoje ao Rio de Janeiro e estão sendo validadas pela Fiocruz”, disse o governador. Assim que os imunizantes chegarem ao Ceará, eles seguirão a logística feita pelo Estado para distribuir aos 184 municípios para dar continuidade à campanha de vacinação. “Há, ainda, uma previsão de, até o fim da semana, termos mais doses da Coronavac”, destacou Camilo.

Mais leitos

Para dar conta da crescente busca de vagas no serviço público de saúde para tratamento da doença, o Ceará está ampliando sua rede assistencial. Para isso, Camilo Santana solicitou ao Ministério da Saúde a habilitação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria. “O ministro (Eduardo Pazuello) garantiu o credenciamento dos leitos. Já estamos hoje com 680 leitos (de UTI) e, até segunda-feira, (1° de março) estaremos com 811 leitos. A nossa meta é ampliar mais 263 leitos durante o mês de março, perfazendo o total de 1.074 leitos de UTI – mais do que a quantidade de leitos que instalamos no pico da pandemia no ano passado”, informou o chefe do Executivo estadual.

Até o fim de março, Ceará deve contar com 1.074 leitos de UTI para pacientes com Covid-19

O governador ressaltou a peculiaridade dessa segunda onda da pandemia do coronavírus, que acaba sendo um obstáculo a mais. “As pessoas estão passando mais tempo nos hospitais, atingindo pessoas mais novas e a velocidade com que essa demanda está ocorrendo é grande”, comentou Camilo, que lembrou que o Governo do Ceará manteve os hospitais de campanha e que esses também terão ampliação dos leitos de UTI.

Ainda sobre a reunião com o ministro da Saúde, o governador salientou a necessidade de o Hospital Universitário Walter Cantídio, vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), atender pacientes com Covid-19 neste momento.

Compreensão

Especialistas já afirmaram que a única forma de superar esta pandemia será com a imunização em massa da população e, para isso, é preciso avançar na campanha de vacinação, que faz parte do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Enquanto isso, Camilo Santana fez um pedido à população para que ela não descuide dos protocolos indicados pelas autoridades sanitárias. “Não ache que (o vírus) não chega até você e seus familiares. Esse vírus está mais forte, mais veloz, com mais riscos e atingindo pessoas mais novas. Colabore com as orientações e as decisões que o Estado tem feito para diminuir a circulação de pessoas nas ruas”, reforçou o governador.

No encontro, Camilo Santana reforçou a necessidade de o Hospital Universitário Walter Cantídio, vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), atender pacientes com Covid-19 neste momento

Para finalizar, Camilo Santana reconheceu a importância da economia e reafirmou seu compromisso com a vida das pessoas. “Há uma preocupação forte nossa com a questão do emprego, mas é muito importante a garantia de que todo cearense tenha o direito de ser cuidado em um hospital, UPA ou posto de saúde. Tenho visto muitas fake news nas redes sociais, mas o governador tem apenas uma intenção: proteger e salvar a vida dos nossos irmãos e irmãs cearenses. E, claro, tentar equacionar e preservar os empregos e a necessidade do trabalho da população cearense. O que está em primeiro lugar é sempre a vida das pessoas. Minhas decisões serão sempre feitas em cima da Ciência e da orientação dos especialistas”, enfatizou.