‘Dão força e coragem’: atividade no HGCC incentiva diagnóstico precoce e tratamento da leucemia

18 de fevereiro de 2021 - 11:39 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter:
Wescley Jorge
Foto: Thiago Freitas

Kellyne Nascimento, de 21 anos, conta que se sentiu privilegiada em poder exteriorizar suas emoções

Os pacientes do setor de Hematologia do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), participaram nesta quarta-feira (17) de atividades referentes ao Fevereiro Laranja. A campanha tem como objetivo alertar a população sobre importância do diagnóstico precoce e tratamento da leucemia.

Desenvolvida pelo serviço de Terapia Ocupacional do HGCC, unidade do Governo do Estado, a ação contou também com a participação da equipe assistencial e de acompanhantes. Foi um momento para relaxar, interagir e expressar desejos e emoções.

“É muito gratificante para nós ver o envolvimento de todos nessa ação. O quanto podemos observar a necessidade e a importância de proporcionar momentos como esse, de alegria e vida no ambiente hospitalar”, resume a terapeuta ocupacional Andreia Barroso Martins.

A iniciativa possibilita a expressão de sentimentos, a melhora da autoestima, a sensibilização sobre a importância do tratamento, além da integração de todos no cuidado, destaca a terapeuta, que também afirma que a ação alerta para a importância da doação de medula óssea.

A equipe adotou técnicas lúdicas para o desenvolvimento da atividade, que se deu com a construção da “árvore da vida”. A partir de colagens em uma tela que representava uma árvore, pacientes, acompanhantes e equipe de profissionais expressaram suas emoções e expectativas.

Kellyne Brenda Rodrigues Nascimento, de 21 anos, participou da atividade e conta que se sentiu privilegiada em poder exteriorizar suas sensações. “Eu achei a atividade muito interessante. As mensagens que a gente põe dão força e coragem. Foi muito significativa”, define. Moradora de Sobral, na Região Norte do Estado, Kellyne deseja muita força e coragem para todos os pacientes em tratamento.