Ampliares: ‘live’ da ESP/CE discute ampliação das vagas de residência médica no interior cearense

17 de fevereiro de 2021 - 15:58 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Repórter:
Daniel Araújo
Arte gráfica: Júlio Lopes

A ampliação das vagas de residência médica para as regiões do interior cearense já é uma realidade. E para refletir sobre os detalhes do Programa Ampliares: Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde e seu caráter inovador no campo da saúde pública no Estado, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza nesta quinta-feira (18) a webconferência Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde. O debate ocorrerá no canal do YouTube da Escola.

Em formato de tira-dúvidas, a live começa às 19 horas e abordará os principais pontos da iniciativa. Também haverá um momento para refletir sobre a repercussão das novas 80 vagas de residência médica que serão criadas nas macrorregiões do Cariri, Norte, e Sertão Central já em 2021.

Participam da programação a diretora de pós-graduação em Saúde da ESP/CE, Olívia Bessa; a supervisora do Centro de Residências em Saúde da ESP/CE, Alciléa Carvalho; a supervisora do Programa de Ginecologia e Obstetrícia da ESP/CE, Sílvia Melo; o supervisor do Programa de Residência em Clínica Médica do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC-ESP/CE), Leonardo Miranda; o médico diarista do Hospital Regional Norte (HRN), Pedro Cavalcante; e a supervisora da residência de clínica médica pela ESP/CE, Liz Marjorie Batista de Freitas Leite.

Para Olívia Bessa, a qualificação da força de trabalho por meio da formação de novos médicos, que atuarão qualificando a rede de serviços, é um dos grandes benefícios do projeto. “A população será beneficiada pois será atendida por profissionais com excelente formação em serviço que, além de oferecerem uma atenção de qualidade, vão melhorar toda a rede de serviços de saúde do Estado”, ressalta.

Ampliares

Lançado no segundo semestre de 2020 pela ESP/CE, o Ampliares promoverá a integração ensino-serviço alinhada à regionalização das redes de atenção estaduais. Atualmente, a instituição mantém programa de residência médica nas cidades de Caucaia, Iguatu e Juazeiro do Norte. Com a dilatação das vagas, os municípios de Sobral, Itapipoca, Icapuí, Limoeiro do Norte, Quixeramobim e Barbalha também devem receber novos residentes médicos a partir deste ano.

Webconferência
Tema: Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde: transformando a saúde e qualificando a força de trabalho no Ceará
Quando: quinta-feira (18)
Acompanhe no canal do YouTube da ESP/CE