Em percurso pelo Interior, Hemoce coleta mais de 600 bolsas e realiza 40 cadastros de medula óssea

29 de janeiro de 2021 - 08:52 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Repórter:
Emmanuel Denizard
Arte gráfica Roberto Pacheco

A Unidade Móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), visitou municípios do interior cearense entre os meses de setembro de 2020 e janeiro de 2021. No percurso, coletou 622 bolsas de sangue e realizou 40 cadastros de medula óssea.

A unidade móvel do Hemoce é um ônibus adaptado com capacidade para atender, aproximadamente, 60 pessoas por dia. Pela primeira vez no interior do Estado, o veículo adaptado passou pelos municípios de Quixadá, Sobral, Iguatu, Jucás, Quixelô, Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte.

No ônibus, são instaladas duas cadeiras de coleta, sala de triagem e cantina. Uma equipe formada por recepcionista, médico, enfermeira, técnico de enfermagem e zelador atende a população. A ação itinerante é uma iniciativa que faz parte do projeto Hemoce Perto de Você, que busca facilitar o acesso da população aos pontos de doação de sangue.

Tereza Cristina, de 46 anos, aproveitou a oportunidade para realizar sua primeira doação. “Já tinha vontade de doar, mas nunca ia até o Hemoce. No dia que fui pagar contas no shopping, o ônibus estava lá, aproveitei e doei”, afirma a moradora de Juazeiro do Norte, no Cariri. Ela avalia: “É muito importante que o ônibus do Hemoce circule nos municípios do Interior, porque facilita o acesso dos doadores”.

Cada hemocentro regional das cidades do interior cearense ficou responsável por organizar os locais de coleta e as equipes de profissionais para receber os doadores. Denise Brunetta, diretora de hemoterapia do Hemoce, destaca a experiência positiva da ação. “O envio da Unidade Móvel para os hemocentros regionais aproximou ainda mais a população cearense da doação de sangue”, ressalta. “A solidariedade do nosso povo é marcante, e ficou ainda mais evidente com a visita ao Interior”.

De acordo com a diretora, a programação é de que o ônibus passe por cada regional do Estado pelo menos uma vez por ano. “Portanto, no segundo semestre deste ano, podem esperar uma nova visita da unidade móvel”, assegura.

O caminho da doação

As doações recebidas na Unidade Móvel serão direcionadas a pacientes em cerca de 480 unidades de saúde, entre serviços das redes pública e privada que o Hemoce presta assistência.

O Hemocentro é responsável por atender a demanda transfusional dos 184 municípios cearenses, além de manter 60 agências transfusionais instaladas dentro de outras unidades hospitalares, onde ficam armazenadas e disponíveis as bolsas de sangue para atender às solicitações de transfusão dos profissionais de saúde.

Doe Sangue

Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal.

O Hemoce orienta aos voluntários que é necessário realizar o agendamento da doação. A reserva do horário pode ser feita pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones (85) 3101-2305 / (85) 99681-7597 (WhatsApp).