‘Momento para renovar esperanças’: profissionais do Hospital de Saúde Mental são vacinados

25 de janeiro de 2021 - 16:26 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HSM e do HGCC
Repórteres: Milena Fernandes e Wescley Jorge
Fotos: Gabriel Caúla/Ascom HSM e Wescley Jorge

Ao todo, 182 dos 620 funcionários do HSM receberam a primeira dose da Coronavac; imunização será ampliada à medida que mais doses desembarcarem no Ceará 

Alívio, esperança e fé em cada olhar. No Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), referência no tratamento de transtornos psiquiátricos, a vacinação contra a Covid-19 teve início na tarde desta segunda-feira (25). Foram imunizados os profissionais da saúde que atuam na linha de frente – que trabalham na emergência da unidade e nas enfermarias que atendem pacientes com suspeita da doença. No sábado (23), os servidores do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) também receberam a primeira dose do imunizante. Ao longo da última semana, outras unidades hospitalares estaduais tiverem seus funcionários vacinados.

Há mais de 40 anos dedicando-se ao Serviço de Enfermagem do HSM, a enfermeira Maria Siqueira de Castro Teixeira, que coordena a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), foi a primeira profissional a ser vacinada na unidade. “Agradeço a todos aqueles que lutaram para que eu pudesse receber essa vacina tão esperada. Foram longos meses de angústias e incertezas, mas agindo sempre com todo o cuidado necessário, principalmente porque tenho mais de 60 anos, ou seja, sou do grupo de risco”, declara. E continua: “Hoje, penso nos amigos, nos familiares e nos brasileiros que ainda não tiveram a oportunidade de serem vacinados. Lembro-me daqueles que adoeceram e que, infelizmente, não estão entre nós. Sinto-me, portanto, bastante grata. É um momento para renovar as esperanças por dias melhores”.

Cada dose do imunizante contém 0,5 ml

O médico psiquiatra Arão Zvi Pliacekos, de 65 anos, trabalha nas unidades de internação do HSM e na Emergência. Ele foi vítima da Covid-19 em março de 2020, no início da pandemia no Ceará, e lembra com muita emoção dos dias em que precisou ficar internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Eu tive todos os sintomas da doença, mas não imaginava que seria tão grave. De uma hora para outra fiquei com falta de ar e, imediatamente, precisei ser internado. Passei 16 dias entubado. Foram muitas orações de amigos, colegas de trabalho e familiares. De maneira divina, consegui me recuperar, ficando com apenas uma sequela, que foi a diminuição da visão”, rememora.

O médico foi um dos primeiros a receber a dose de 0,5 ml da Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, no HSM nesta segunda. “Eu vejo a vacinação como um resgate, um passaporte de liberdade de ir e vir como pessoa. Pode ser chato tomar vacina, mas seria muito pior não tê-la e não poder vislumbrar a qualidade de vida que só a vacina pode dar a todos. Tenho certeza que esta vacina será uma glória para todos nós”, comemora.

As enfermeiras Célia Pinheiro e Jacqueline Araújo também foram imunizadas no HSM e, ao longo do dia, vacinaram outros profissionais da unidade. Célia relembra que, em abril de 2020, foi acometida pela Covid-19 e ficou internada durante 15 dias porque precisou de oxigênio. Logo que se recuperou, voltou a trabalhar e, em nenhum momento, pensou em desistir. “Hoje, me sinto muito feliz e emocionada por ter sido vacinada e estar tendo a oportunidade de vacinar outros profissionais”, afirma.

Enfermeiras Célia Pinheiro e Jacqueline Araújo foram imunizadas e, ao longo do dia, ajudaram a vacinar outros profissionais

No HSM existem cerca de 620 funcionários. Mas, neste primeiro momento, 182 profissionais foram convocados para a vacinação. O diretor geral do hospital, Frederico Araújo, conta que a unidade psiquiátrica, desde o início da pandemia, precisou adaptar seus fluxos de atendimento para reduzir as chances de transmissão da doença entre os pacientes e profissionais de saúde. “Tivemos que viabilizar um setor no hospital para atender os pacientes com crise psiquiátrica aguda com comorbidades e com testagem positiva para Covid-19. Também intensificamos os cuidados na emergência. Os pacientes que apresentavam sintomas graves da doença eram encaminhados para outros hospitais da Rede Sesa, especializados no cuidado clínico mais complexo”, explica.

Para Araújo, o início da vacinação é um alento. “Com os nossos profissionais vacinados, podemos continuar oferecendo o melhor atendimento possível à população. É uma esperança de que, em breve, possamos superar em definitivo essa pandemia”.

Vacinação no Hospital Geral Dr. César Cals

A vacinação contra a Covid-19 em profissionais do HGCC da linha de frente no combate à pandemia ocorreu no sábado (23). As doses da Coronavac chegaram na unidade trazidas pela equipe de Vigilância Epidemiológica da Sesa.

As doses da Coronavac chegaram na unidade trazidas pela equipe de Vigilância Epidemiológica da Sesa

A primeira pessoa a ser vacinada no HGCC foi a técnica de enfermagem Thais Nogueira Chaves. Ela foi uma das primeiras profissionais a atuar com os pacientes acometidos pela Covid-19 na unidade hospitalar. A técnica, inclusive, ajudou a estruturar os espaços que seriam destinados aos pacientes. “Desde o fim de março, atuo no Eixo Covid-19. Estava ansiosa demais por este momento. Foi uma emoção muito grande. Hoje, eu posso dizer que estou muito feliz”.

‘Posso dizer que estou muito feliz’, afirma Thais Nogueira Chaves, primeira vacinada no HGCC

A equipe de imunização do HGCC foi mobilizada para tornar possível a vacinação. Kelmy Eminely, que há 18 anos trabalha no hospital, conta que a ansiedade para este momento tomou conta dela nos últimos dias e que, hoje, se sente grata por fazer parte dos vacinadores contra a Covid-19. “Ser a primeira vacinadora a aplicar a Coronavac me deixou muito feliz e muito grata”.

No HGCC, de março de 2020 até o momento foram atendidos 768 suspeitos de Covid-19. Destes, 399 testaram positivo para o coronavírus.

Ouça

O psiquiatra Arão Zvi Pliacekos, de 65 anos, foi um dos primeiros a receber a vacina no HSM. Ele foi acometido pela Covid-19 em 2020 e conta a experiência.

O psiquiatra fala da importância do respeito às medidas de segurança.

Ele ressalta a importância vital da vacina.

O diretor do HSM, Federico Araújo falou das providências de enfrentamento à Covid-19 na unidade e reforçou a importância do início da vacinação.