Ceará recebe mais 33,2 mil doses de CoronaVac

25 de janeiro de 2021 - 17:12 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Guto Castro Neto
Fotos: Ascom/Casa Civil



Terceiro carregamento de vacinas desembarca no Ceará nesta segunda (25)

Desembarcou em Fortaleza na tarde desta segunda-feira (25) o terceiro carregamento de vacinas contra a Covid-19. Foram 33,2 mil frascos de CoronaVac, oriundos do Instituto Butantan, em São Paulo. O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), fica responsável pelo armazenamento e distribuição das vacinas, ficando a aplicação sob responsabilidade dos municípios.

O 3º lote de vacinas veio ao Ceará em avião da LATAM, e seguiu sob escolta até o local de armazenamento. As segundas doses de CoronaVac devem ser aplicadas, segundo nota técnica do Ministério da Saúde e orientações do fabricante, num intervalo de 28 dias após a primeira aplicação. Ao longo da semana passada foram vacinados no Ceará profissionais de Saúde da linha de frente de enfrentamento à Covid-19, idosos institucionalizados em abrigos e indígenas.

Todas as vacinas contra a Covid-19 que chegam ao Ceará estão sendo destinadas aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde

Há previsão de chegada já em fevereiro de mais vacinas da Oxford/AstraZeneca (Fiocruz) ao Ceará, ainda sem data e quantidades definidas. Na noite do último sábado (23), o Ceará recebeu 72,5 mil doses deste imunizante, que será direcionado inicialmente aos profissionais de saúde e idosos a partir dos 75 anos. Para este modelo de vacina, o reforço pode ser aplicado com até 90 dias. Os agendamentos dessa vacinação estão sendo conduzidos pelos municípios.

Todas as vacinas contra a Covid-19 que chegam ao Ceará estão sendo destinadas aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Imunização (PNI). É importante ressaltar que as pessoas só devem tomar a segunda dose do mesmo fabricante da primeira aplicação.

Veja a distribuição de vacinas no Ceará