Impacto da pandemia na saúde mental de trabalhadores da saúde tem avaliação até dia 31

14 de janeiro de 2021 - 14:34 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP
Repórter: Daniel Araújo
Arte gráfica: Deborah Muniz

A pesquisa internacional The Covid-19 HEROES Study – Impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental dos trabalhadores nos serviços de saúde segue disponível para profissionais da saúde, envolvidos diretamente ou não no enfrentamento à Covid-19, até o próximo dia 31 de janeiro.

Realizada com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o estudo ocorre em mais de 30 países, em 5 continentes. No Ceará, a pesquisa é coordenada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Lançado em outubro de 2020, o estudo vai subsidiar ações e políticas de saúde para auxiliar gestores na tomada de decisão e contribuir para a oferta de serviços à saúde mental de trabalhadores e profissionais da saúde.

Como participar

O profissional ou trabalhador da saúde que tem interesse em participar do estudo deve responder a um questionário eletrônico. Para acessá-lo, entrar no site Healthcare Workers Study e selecionar a opção “Português” no menu de idiomas. Feito isto, é necessário aceitar participar do estudo para ter acesso à pesquisa.

Caso não tenha concluído todas as perguntas e deixado para responder o questionário em outro momento, o participante pode dar continuidade às respostas a partir do ponto em que parou clicando na opção “Continuar questionário” após selecionar o idioma “Português”.

400 trabalhadores cearenses já participaram do levantamento

No Ceará, mais de 400 trabalhadores já participaram do levantamento. Entre eles estão psicólogos, médicos, enfermeiros e técnicos em saúde bucal e farmácia, além de profissionais das equipes vinculadas à gestão e funções administrativas nos serviços de saúde de Fortaleza.

A pesquisa também oferece aos participantes, em caso de necessidade, um diagnóstico geral a respeito da saúde mental, podendo direcioná-los a um atendimento específico.

Os dados parciais da pesquisa apontam que cerca de 101 trabalhadores afirmaram necessitar de apoio psicológico. Destes, 63 já foram contatados para serem acompanhados por equipe do estudo de modo presencial ou à distância.

Passada a primeira fase, o estudo continuará monitorando os profissionais que responderam ao questionário e verificando o impacto da epidemia na condições de saúde mental dos trabalhadores nos próximos 6 e 12 meses.

“A pesquisa se faz relevante porque traz essa temática muito forte da saúde mental. Seguiremos agora com esse desenho metodológico na perspectiva de melhor identificar, descrever e avaliar os fatores estressores e protetores apresentados por esses profissionais no contexto da Covid-19”, afirma o supervisor do Centro de Investigação Científica da ESP/CE, Jadson Franco.

Ouça

O supervisor do Cenic, Jadson Franco, ressalta o seguimento da pesquisa enquanto estudo multicêntrico com foco na saúde mental.

Serviço

The Covid-19 HEROES Study – Impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental dos trabalhadores nos serviços de saúde
Quando: até 31 de janeiro de 2020
Acesse: https://heroescovid19study.org/survey/