Trabalho desenvolvido na UTI Neonatal do HGWA integra coletânea nacional sobre pediatria

13 de janeiro de 2021 - 14:20 # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Texto e fotos: Camila Vasconcelos

Médica Jocélia Bringel coordenou a participação da equipe na produção do livro

A equipe multiprofissional da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e da Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCO) do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) participa de dois volumes do livro Pediatria: Experiências Profissionais e Relatos de Caso, da Editora Pasteur. Os livros, organizados pelo professor doutor Guilherme Barroso de Freitas, caracterizam-se como uma coletânea de estudos aprovados dentro de diversas áreas de cuidado da pediatria.

A pediatra neonatologista e coordenadora da unidade, Jocélia Bringel, esteve à frente como coordenadora e revisora dos textos, publicados no fim de 2020. Ao todo, 12 profissionais, entre médicos, residentes, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, participaram da produção de seis capítulos.

“Cada capítulo contou com um autor principal e a participação de outros membros da equipe. Neles, contamos as experiências da nossa unidade, das atividades que realizamos, sobre o nosso gerenciamento e as boas práticas adotadas visando à qualidade e à humanização do atendimento”, explica Jocélia Bringel.

No volume 1 da obra, os profissionais participaram dos capítulos 25, 26, 37 e 38. Neles, a equipe abordou sobre a utilização da música como terapia para os bebês. Também foi destacado o toque terapêutico na UTIN e UCINCO, a experiência inovadora das visitas virtuais dos pais aos filhos internados no Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico (CETIP), que teve início em meio à pandemia da Covid-19, e, por fim, um relato de caso de uma patologia rara chamada Leucinose.

Ao todo, 12 profissionais participaram da produção de seis capítulos; na foto, parte da equipe

Já no segundo volume, os profissionais participaram dos capítulos 15 e 16, em que abordaram sobre como a equipe identifica os sinais de alerta de criticidade dos pacientes da UTI Neonatal, além do gerenciamento de riscos na unidade.

Jocélia Bringel aponta que a participação no livro foi uma grande oportunidade de registrar e eternizar o trabalho desenvolvido no HGWA. “Para nós foi uma grande honra estarmos em uma publicação nacional, inclusive por podermos servir de inspiração para os profissionais de todo o Brasil”.