Prevenção em saúde mental: pacientes e colaboradores são orientados sobre cuidados

13 de janeiro de 2021 - 09:43 # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter:
Wescley Jorge
Arte gráfica: Thiago Freitas

Para reforçar a conscientização sobre a saúde mental, destaque no mês de janeiro, o serviço de Psicologia do Hospital Geral Dr. César Cals, da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado, realiza atividades para chamar atenção de pacientes e colaboradores. Psicólogos vão orientar sobre os cuidados com a saúde emocional e mental nos dias 15 e 22 de janeiro, das 8h às 10h. A abertura será na sexta-feira, 15, às 9h, com apresentação da campanha.

“Muitas vezes, as doenças físicas trazem um sofrimento psicológico. O acompanhamento psicológico de pessoas em tratamento ambulatorial e hospitalar pode contribuir para a promoção da saúde mental da pessoa e uma melhor adesão ao tratamento, levando ao cuidado integral”, explica a psicóloga Silane Silva.

Serão realizadas atividades de psicoeducação nas enfermarias com entrega, pelos residentes de psicologia, de panfletos sobre o tema. Haverá também massagens terapêuticas para profissionais e rodas de conversa. “Pensamos em uma programação voltada para os pacientes que estão internados ou em atendimento ambulatorial, bem como os profissionais que se dedicam aos cuidados”, afirma a Eleonora Pereira.

‘Importância redobrada’

Ela explica, ainda, que “em 2021, a Campanha Janeiro Branco tem sua importância redobrada para inspirar as pessoas em relação ao cuidado com a saúde mental, uma vez que, em decorrência da pandemia de Covid-19 e das medidas de isolamento e distanciamento social, houve aumento considerável dos casos de adoecimento mental em todo o mundo”.

Para os pacientes do setor ambulatorial, haverá distribuição de informativos sobre a definição de saúde mental, características de uma saúde mental saudável, explicação sobre transtornos mentais, dicas de prevenção, bem como os locais para buscar ajuda, caso haja necessidade.

Enquanto aguardam as consultas do dia, haverá salas de espera, com exposição sobre a campanha e orientações.

Prevenção

As ações a serem desenvolvidas são vistas como uma forma de prevenção e cuidados com as pessoas que já apresentam alguns transtornos. De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia interrompeu serviços essenciais de Saúde Mental em 93% dos países do mundo, ao mesmo tempo em que a procura por esses mesmos serviços se intensificou.

“O janeiro branco é importante por ser o mês em que as pessoas estão finalizando o ciclo anterior e se programando para o ano que se inicia, e as pessoas estão fazendo planos. Simbolicamente e culturalmente, o mês significa o recomeço. Então é uma oportunidade de poder se voltar para esse cuidado”, reforça Silane Silva