HSJ inova e inicia produção de softwares para aprimorar serviços da unidade 

4 de janeiro de 2021 - 09:10 # # #

Assessoria de Comunicação do HSJ
Repórter: Renato Abê
Arte gráfica: Brauliana Barbosa

Com 50 anos de história, o Hospital São José (HSJ) tem se destacado cada vez mais no Ceará pelas inovações em pesquisas científicas e pelas evoluções nos tratamentos oferecidos aos pacientes. Agora, a unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) dá um novo passo rumo à modernização e lança o WebCar HSJ, primeiro software desenvolvido no hospital.

O  WebCar HSJ é uma ferramenta para gestão da frota de veículos que tem o objetivo de implementar fluxos e reduzir custos do cotidiano do setor de Transportes. A solicitação interna para uso das ambulâncias, por exemplo, ficará muito mais agilizada e estruturada, permitindo que as equipes tenham um panorama claro dos deslocamentos realizados.

“Nossa proposta é trazer para o HSJ um modelo de gestão que apresente a possibilidade de geração de informações para que possamos tomar as decisões mais assertivas. Quando implantamos ferramentas que possibilitam a automação e o controle dos processos, nós vamos ao encontro do nosso objetivo, que é fortalecer os instrumentos de gestão dentro da nossa unidade”, avalia Nadirlan Fontinele, diretor administrativo-financeiro do HSJ. Idealizador da ferramenta, o gestor ressalta a necessidade de evolução de fluxos administrativos para garantir um impacto positivo para o hospital como um todo.

Profissional da Tecnologia da Informação, o desenvolvedor Carlos Eduardo é o responsável pela construção do WebCar HSJ. “Antes, o controle da frota estava sendo feito através de papéis impressos e planilhas. A gerência acabava ficando mais dificultosa em alguns momentos. Com o WebCar, vai ficar tudo informatizado, num processo que vai gerar informação segura e fidedigna”, aponta.

A proposta para 2021 é ampliar ainda mais a criação de soluções tecnológicas feitas pelos profissionais de Tecnologia da Informação do HSJ para, assim, melhorar os fluxos administrativos e assistenciais.  Para Eduardo, é um marco positivo que o Hospital São José busque instrumentos de inovação.

“O mundo está voltado a gerar informações importantes. A informação é o novo ouro da atualidade. Quando um órgão público como o HSJ busca automatizar os seus processos, acaba organizando muito melhor suas informações e facilitando as tomadas de decisões”.

Nadirlan ressalta que o lançamento da ferramenta para gestão da frota não é uma ação isolada e está alinhada com a busca por evolução institucional. “Lançamos um formulário que foi enviado aos gestores para que eles apresentem suas necessidades de automação. A partir dessa demanda, vamos definir quais serão as possibilidades de desenvolvimento daqui pra frente”, afirma.

Ouça

O Hospital São José (HSJ) tem 50 anos de história, marcados pelas inovações em pesquisas científicas e nos tratamentos oferecidos aos pacientes. O diretor administrativo-financeiro, Nadirlan Fontenele, falou sobre a importância de o HSJ apostar no investimento em tecnologia.

Nadirlan Fontenele explica sobre o novo software.