Carteirinha do doador passa a ser entregue após doação

14 de dezembro de 2020 - 15:39 # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Repórter: Natássya Cybelly
Arte gráfica: Roberto Pacheco

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, passou a entregar a carteirinha do doador de sangue logo após a doação. Antes, o documento chegava à casa do voluntário pelos Correios 45 dias após a coleta. A mudança já está em vigor em todas as unidades do hemocentro localizadas em Fortaleza e no interior.

A carteirinha expedida pelo Hemoce contém diversas informações, como nome do doador, data de nascimento, tipo sanguíneo, datas da última e da próxima doação, entre outros dados. “O processo de entrega da carteirinha após a doação veio como uma resposta à solicitação de doadores que, às vezes, por endereços errados ou incompletos, não recebiam o documento na sua residência. Agora todos os doadores já podem sair dos postos de coleta do Hemoce com o documento em mãos”, explica Denise Brunetta, diretora de hemoterapia do Hemoce.

Programa de fidelidade

Em 2010, o Hemoce criou os programas de fidelidade Doador Cinco Estrelas e Mega Star para agradecer e fidelizar os doadores de sangue. Com a iniciativa, os voluntários podem acumular estrelas conforme a quantidade de doações realizadas. O hemocentro fornece carteiras diferentes de acordo com o quantitativo de estrelas. Os doadores que possuem entre uma e quatro estrelas recebem a carteirinha de cor vermelha. Os voluntários cinco estrelas recebem a carteira Gold, de cor dourada. Já os Mega Star ganham a Black, de cor preta.

Resultados de exames

Após a doação, o sangue coletado passa por um controle de qualidade, que inclui a realização de exames para identificar possíveis alterações ou doenças. Os resultados dos testes estão disponíveis em até 45 dias no site doador.hemoce.ce.gov.br.

Ouça

A coordenadora da captação de doadores, Nágela Lima, justifica a mudança do formato de entrega da carteirinha e fala sobre os benefícios.

A profissional explica como é feito para realizar a doação.