Serviço de Fonoaudiologia do HGCC completa 25 anos

10 de dezembro de 2020 - 09:07 # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter: Wescley Jorge
Foto: Thiago Freitas

O serviço de Fonoaudiologia do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, completou em 2020 25 anos de existência. Atualmente, o HGCC conta com 17 fonoaudiólogos, que são fundamentais para a promoção à saúde e o bem-estar dos pacientes.

“O papel desempenhado é relevante em relação à alimentação do paciente, por exemplo. Dependendo da situação, ele é privado da alimentação oral. O fonoaudiólogo é primordial para o processo de transição alimentar”, explica Evangelista Maria da Conceição Messias, coordenadora do serviço de Fonoaudiologia do HGCC.

A bioquímica Stéfanny Linhares (31) foi submetida a uma cirurgia bariátrica no HGCC e recebeu o suporte da equipe de Fonoaudiologia antes e depois da realização do procedimento. O acompanhamento foi fundamental para que ela conseguisse se alimentar e até respirar melhor. “É incrível como achamos que sabemos mastigar bem até passarmos pelo atendimento. Eles nos ensinam como devemos mastigar nas etapas de preparação para a cirurgia. Com mais de um ano da cirurgia, ainda continuo usando as técnicas”, conta Stéfanny.

O trabalho dos fonoaudiólogos teve início em 1995 no Centro de Neonatologia do HGCC e, posteriormente, foi expandido para contemplar toda a unidade, contribuindo para a recuperação dos pacientes nas mais diversas áreas do cuidado hospitalar. “Iniciamos nossa atuação na Neonatologia, a partir da solicitação de pareceres para bebês prematuros. Atuamos na avaliação dos bebês, bem como no suporte às mães, ajudando na amamentação”.