Sem contato com a família há 22 anos, paciente reencontra parentes com ajuda do HSM

4 de dezembro de 2020 - 15:33 # # #

Assessoria de Comunicação do HSM
Repórter: Milena Fernandes

 

Gabriel (à esquerda) ao lado do irmão e das assistentes sociais em São Paulo

Depois de vinte e dois anos sem contato com a família, Gabriel Donizeti Appolinário, 49, teve a oportunidade de rever os parentes nesta sexta-feira (4). O encontro aconteceu em São Paulo e foi organizado por Veridiana Ferreira, assistente social do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado.

“Foi uma alegria muito grande ter acompanhado o nosso paciente até a cidade dele e ter proporcionado esse encontro com os familiares”, contou Veridiana. Na capital paulista, Gabriel foi recebido pelo irmão, Rafael Apolinário, e por uma assistente social do município de Jacareí, no interior de São Paulo.

Gabriel deu entrada no HSM há três meses depois de ser encontrado desorientado por uma equipe do SAMU Ceará 192. Ele estava em situação de rua e, além de estar sem documentação, não conseguia relatar sua origem. Para conseguir localizar os parentes do paciente, o Serviço Social do HSM realizou uma busca incessante, longa, mas que teve um final feliz.
“Conseguimos providenciar os documentos de identificação dele e localizar os familiares que moram no interior de São Paulo. Foi uma alegria muito grande para ele e para os parentes, que não tinham notícia do paradeiro dele há mais de vinte anos”, afirma a assistente social.

Acompanhamento no HSM

Gabriel durante acompanhamento no HSM

Com o acompanhamento da equipe multidisciplinar do HSM, Gabriel foi melhorando aos poucos e, com tempo, recordando locais por onde passou, escolas que estudou, nomes de alguns familiares, entre outras informações que foram importantes para o Serviço Social localizar a família.  “Todos estavam muito ansiosos com esse reencontro, principalmente o pai, os irmãos e sobrinhos. A mãe dele já faleceu e ele será acolhido pelo pai e pelos irmãos”, explica Veridiana.

Entre janeiro e dezembro deste ano, o Serviço Social do HSM conseguiu localizar familiares de 17 pacientes internados que estavam sem identificação, sem contato com os parentes ou com vínculos rompidos. Todos foram reinseridos no contexto familiar. O diretor geral do hospital, Frederico Emmanuel Leitão Araújo, ressalta que o Hospital de Saúde Mental tem como foco o acolhimento, o tratamento humanizado e a busca pelo estabelecimento dos vínculos familiares.

“Nós temos sempre que cuidar dos nossos pacientes de forma integral, prestando um cuidado que vai além do tratamento clínico, mas visando também a ressocialização e reabilitação deles. É uma felicidade muito grande ter tido a oportunidade de conseguir esse reencontro entre a família e o paciente, que estava há muitos anos desaparecido, e isso só foi possível devido ao esforço, compromisso e dedicação da equipe de profissionais do HSM, especialmente do Serviço Social”, afirma o diretor.