Pais de crianças nascidas no HMJMA recebem mudas de plantas durante Semana do Bebê

27 de novembro de 2020 - 15:27 # # #

Assessoria de Comunicação do HMJMA
Repórter: Diana Vasconcelos

A ala de pós-parto do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, ficou mais verde e florida. Mães e pais de bebês nascidos na unidade receberam mudas de plantas medicinais e ornamentais doadas pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma).

“Trata-se de uma parceria antiga, onde as mães recebem plantas como presentes. Isso marca uma nova fase da vida delas”, disse Renata Ribeiro Sampaio, uma das coordenadoras da maternidade do HMJMA. A entrega das mudas seguiu todos os protocolos de prevenção à Covid-19 para a segurança das mães e bebês.

“Achei lindo. É interessante porque a gente vai estar ensinando [a criança] a cultivar e a cuidar de uma vida, porque a planta também é uma vida”, contou a dona de casa Brena Pinto Timóteo do Vale, de 25 anos, que acabara de dar à luz Mari, sua segunda filha.

De acordo com a gerente da célula de educação ambiental da Seuma, Leilane Maria Barros Queiroz, o projeto visa sensibilizar a população para cuidar do meio ambiente. “Estamos mobilizando pessoas que já estão com mudança de vida com a chegada de mais um membro na família. Então, para simbolizar esse momento, mostrar a importância dessa nova vida, a gente traz esse presente. Assim ela [mãe] também pode ensinar para o filho a cuidar do meio ambiente. A família vai cuidar do crescimento de ambos”, explicou.


Semana do bebê

A entrega de mudas acontece há cerca de três anos na maternidade do HMJMA. A atividade havia sido suspensa durante a pandemia, mas está sendo retomada aos poucos. Desta vez, a iniciativa marcou a Semana dos Bebês, estratégia de mobilização social que acontece em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cujo objetivo é fortalecer as ações referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança.