Secretaria da Saúde abre concurso para soluções tecnológicas com foco na inovação

6 de novembro de 2020 - 11:45 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Fátima Holanda

 

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) abriu na última quinta-feira,5, o concurso cultural para o IntegraSUS Analytics. O objetivo dessa seleção é incentivar a comunidade acadêmica e à sociedade na construção de tecnologias com foco na inovação.

Com a utilização das novas tecnologias com o Big Data (conceito que descreve um grande volume de dados processados a cada segundo). Entre as técnicas utilizadas pelos participantes, estão o Streaming, Web Crawler, Bots, Visual Analytics, Estatística e Inteligência Artificial.

A ideia é promover entre os pesquisadores o esforço de desenvolvimento de aplicativos móveis, soluções de hardware, soluções em internet das coisas (IoT) e/ou peças educacionais/jogos. Ganham os pesquisadores por concorrerem aos prêmios previstos no edital e ganha a sociedade cearense com a utilização e a apropriação dessas tecnologisa por parte da Sesa. Clique aqui e confira o edital.

Para o Coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação da Sesa, Ramsés Felipe de Oliveira, “o concurso é de extrema importância para a Secretaria da Saúde do Ceará, pois busca incentivar a comunidade acadêmica e a sociedade na construção de soluções para enfrentamento a pandemia da Covid-19, além do estímulo ao desenvolvimento de novas tecnologias”.

O IntegraSUS Analytics faz parte do IntegraSUS, ferramenta criada em agosto de 2019 dentro da Plataforma de Modernização da Saúde do Estado e que tem como objetivo a transparência nos dados sanitáros do Ceará. O Analytics mostra a compreensão do cenário atual da pandemia, o planejamento de políticas públicas mais efetivas, bem como a produção de pesquisa e conhecimento em torno da Covid.

A plataforma foi lançada em julho deste ano pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Sesa. O programa oferece datasets (conjunto de dados) sobre diferentes áreas da saúde para aprendizado e treinamento.

O concurso IntegraSUS Analytics visa promover um ambiente de inovação e a transferência dessas tecnologias para a sociedade, além de estabelecer um processo de colaboração entre a Sesa e a comunidade científica. A ideia é mesclar conhecimentos acadêmicos com práticas do mercado profissional, estimulando o desenvolvimento de produtos com base nas tecnologias criadas pela Secretaria da Saúde.

“Esse projeto se apresenta como uma forte ferramenta para uso de dados abertos dando maior transparência para os indicadores”, destaca Ramsés. As inscrições seguem até o dia 19 de novembro.

As propostas devem utilizar linguagem de programação e encaminhar para o endereço eletrônico da seleção, clique aqui.

Para tirar dúvida sobre o concurso IntegraSUS Analytics, o participante pode acessar esse link: https://integrasusanalytics.saude.ce.gov.br/pt/contact