HSJ recebe homenagem internacional por atuação na pandemia da Covid-19

Assessoria de Comunicação do HSJ
Repórter: Renato Abê
Arte gráfica: Francisco Oliveira

O Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, recebe, no próximo dia 8, a homenagem internacional Hand Medal Project, uma iniciativa global de valorização dos profissionais que atuam no enfrentamento à pandemia de Covid-19. O HSJ foi escolhido como representante cearense nesse momento de agradecimento que vai acontecer em 66 países.

“A ação é uma oportunidade de homenagear aqueles que estão colocando a própria vida em risco para ajudar o próximo, pois estão todos trabalhando incansavelmente na linha de frente”, afirma Telma Aguiar, designer de joias que integra uma rede global de 145 joalheiros e demais artistas voluntários que produziram mais de 70 mil medalhas globalmente. “A inspiração para estas medalhas foi o ex-voto, uma oferenda tradicional que é dada aos santos quando eles atendem ao nosso pedido. Este projeto é uma forma de continuar a longa tradição de entregar a alguém especial um símbolo de gratidão por uma graça concedida”, detalha Telma, que encabeça a homenagem no HSJ em conjunto com o também designer de joias Cláudio Quinderé.

Medalha que será entregue a profissionais do HSJ.

Sobre a escolha do Hospital São José, Telma aponta: “O HSJ é uma referência em infectologia. Há tempos acompanho as ações do HSJ através de notícias em veículos de comunicação e fiquei muito feliz em descobrir que, em 2020, o São José comemora 50 anos cuidando dos cearenses”.

Entre os profissionais da unidade de saúde, o clima é de gratidão. “O HSJ fica muito feliz em ser selecionado para que essas medalhas possam ser distribuídas para os profissionais da nossa unidade, que, independente do setor, têm papel importantíssimo em toda essa cadeia de funcionamento. Sem a integração de todos os setores, a eficiência da assistência médico-hospitalar não existiria. Ela só existe porque existe essa intersecção de todos os setores”, afirma Edson Buhamra, diretor-geral do HSJ.

Hand Medal Project

O projeto foi idealizado pelas artistas Iris Eichenberg (Alemanha) e Jimena Ríos (Argentina), que já haviam colaborado na exposição True is the Done: Ex-votos and Contemporary Jewelry, que estreou em 2019 em Buenos Aires e se inspirou também nesses objetos devocionais que materializam um agradecimento ou um desejo.

O Hand Medal Project mobilizou joalheiros e conduziu a confecção das medalhas entre os meses de abril e outubro deste ano. Todas as peças estão sendo entregues para os chamados “hand keepers”, um grupo de voluntários responsáveis por monitorar a produção e conferir a qualidade das medalhas produzidas. No dia 8 de novembro, os hand keepers farão a entrega das medalhas aos “hand givers”, profissionais de saúde convidados pelo projeto e que serão responsáveis por entregar as medalhas aos profissionais homenageados nos hospitais.