Posto do Hemoce no RioMar Kennedy recebe 1.380 doações de sangue em cerca de três meses

5 de novembro de 2020 - 12:04 # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Repórter: Natássya Cybelly
Arte gráfica: Roberto Pacheco

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, coletou 1.380 bolsas de sangue e realizou 569 cadastros para doação de medula óssea no posto montado no Shopping RioMar Kennedy, em Fortaleza. O espaçou funcionou durante 82 dias, sendo fundamental para ampliar o atendimento aos doadores na capital cearense.

A ação faz parte do projeto “Hemoce Perto de Você”, que tem como objetivo facilitar o acesso da população aos locais de doação de sangue. A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Pró-Hemoce, responsável pela estrutura dos postos de coletas. Ao todo, o espaço no shopping recebeu cerca de dois mil doadores.

“O intuito é nos aproximar cada vez mais dos nossos doadores. O shopping, por ser um local de lazer e entretenimento, é fundamental nesse processo, além de sensibilizar novos candidatos para o gesto de amor ao próximo. Muito obrigado a todos que reservaram um tempo do seu dia para realizar a doação e ajudar a salvar vidas”, agradece a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos,

Parceria

A parceria entre o Hemoce e o grupo JPCM, responsável por administrar os shoppings RioMar Kennedy e RIoMar Fortaleza, acontece desde 2015. Os centros comerciais disponibilizam voluntariamente espaços físicos e lojas para as atividades do hemocentro. Com o trabalho conjunto, foi possível alcançar a marca de 6.807 doações de sangue.

Seja um doador

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg e apresentar um documento oficial com foto. Os candidatos menores de idade devem portar o termo de consentimento, disponível no site do Hemoce, assinado pelos pais ou responsável legal, além de anexar a cópia do documento do representante. A doação pode ser agendada por meio do site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones (85) 3101-2305 / (85) 3101-2296 (whatsapp).

Locais de doação

Em Fortaleza, os candidatos podem doar sangue e se cadastrar como doador de medula óssea na sede do Hemoce, localizada na Avenida José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo, e nos postos de coleta no Instituto Doutor José Frota (IJF) e na Praça das Flores. O Hemoce conta ainda com hemocentros regionais em Sobral, Crato, Juazeiro do Norte, Quixadá e Iguatu. Confira aqui os endereços e horários de atendimento.