Paciente do HGWA recebe alta no dia do aniversário da mãe e prepara surpresa com ajuda de profissionais da unidade

22 de outubro de 2020 - 12:12 # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Texto e fotos: Camila Vasconcelos

No dia em que completou 49 anos, a dona de casa Cristina Drummond ganhou um presente mais que especial. Ela soube que o filho Ícaro Gandara, 14, receberia alta do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado. Diagnosticado com anemia falciforme, o adolescente pôde voltar para casa após 18 dias de internação.

“Foi uma emoção grande. Só tenho a agradecer ao hospital pelo carinho”, disse Cristina, que acompanhou o filho diariamente na unidade. Ícaro chegou ao hospital no dia 7 outubro com fortes dores no corpo. O Atendimento prestado pela equipe de cuidados paliativos da unidade foi fundamental para a melhora do garoto.

A médica assistente da Pediatria, Érica Coutinho, conta que foi o próprio Ícaro que preparou a surpresa com a ajuda da equipe do HGWA. “Como já estava melhor, ele pediu, em particular, para receber a alta dele no dia do aniversário da mãe para comemorar a data em casa, com a família reunida”, disse.

Sensibilizada com o pedido, a especialista mobilizou a equipe do hospital. “Achamos muito bonita a atitude dele em querer presentear a mãe da maneira como ele podia. Então, mobilizamos toda a equipe para organizar uma surpresa e decidimos fazer da alta do Ícaro um momento especial para mãe e filho”, disse Érica.

Em meio à enfermaria decorada com balões e sob os aplausos da equipe, Ícaro entregou seu relatório de alta para a mãe como presente de aniversário. O adolescente ganhou, ainda, um vídeo gravado pelo jogador do Fortaleza Esporte Clube, Osvaldo Filho. “Muito obrigado à Dra. Érica e a todos que ficaram juntos da gente aqui no hospital. Eu nunca vou esquecer”, contou o garoto emocionado.