Encontro do Programa Mais Médicos discute serviços de telessaúde

Assessoria de Comunicação da ESP
Repórter: Daniel Araújo
Arte gráfica: David Tomás

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realizará, nesta sexta-feira (16), mais uma edição do Encontro Locororregional do Programa Mais Médicos. O evento online tem como objetivo apresentar o funcionamento da telerregulação ambulatorial a médicos que atuam na Atenção Primária. A transmissão acontece pelo canal no Youtube da ESP, a partir das 9h.

Médico de família e comunidade e um dos organizadores do evento, Allan Denizard conta que a webconferência será uma oportunidade para apresentar os fluxos de trabalho na rede de saúde, os eixos de ação, bem como os principais canais de comunicação e meios de diálogo com os profissionais que atuam nos serviços. “Esse é um novo conhecimento necessário ao médico da atenção primária, que é o de entender como funciona a rede de assistência ao paciente nos seus mais diversos pontos assistenciais”, detalha.

A ideia, segundo o gestor, também é promover um espaço de integração entre as equipes de telessaúde e da telerregulação ambulatorial do Ceará. “Queremos mostrar o quanto é vantajoso o uso desse sistema. Ele diminui o tempo de espera e faz com que o paciente caminhe de forma mais fluida na resolução da sua demanda”, informa.

Telessaúde

O serviço de telessaúde no Brasil é voltado para a Atenção Primária à Saúde. Um dos principais objetivos da iniciativa é dar apoio no diagnóstico de pacientes em regiões remotas do país, por meio da prestação de serviços de saúde a distância.

Além de ser uma atividade que contempla a troca de informações entre médicos, o telessaúde também contribui para a realização de treinamentos, elaboração de laudos e o monitoramento do estado de saúde do paciente pela telemedicina, teleconsulta, telediagnóstico e teleducação.

Encontro Locororregional do Programa Mais Médicos
Tema: “Telerregulacao no Ceará: otimizando o diálogo com o médico da Atenção Primária”
Quando: sexta-feira, 16
Horário: às 9h

Ouça

O médico de família e comunidade e um dos organizadores do evento, Allan Denizard, esclarece sobre o Encontro Locorregional.

A ideia do encontro, segundo Allan Denizard, também é promover um espaço de integração entre as equipes de telessaúde e da telerregulação ambulatorial do Ceará.