1ª Jornada de Fisioterapia do HMJMA promove capacitação e troca de experiências entre profissionais

15 de outubro de 2020 - 15:57 # # #

Assessoria de Comunicação do HMJMA
Texto e fotos: Diana Vasconcelos

O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, realizou, nos dias 13 e 14 de outubro, a 1ª Jornada de Fisioterapia da unidade. “Compartilhar conhecimento é muito importante, principalmente na área da saúde. A Jornada promoveu troca de experiências e aprendizado. E o HMJMA é uma unidade que preza pelo aperfeiçoamento dos nossos profissionais sempre”, destacou o diretor-geral do hospital, Adriano Veras.

O evento teve início no Dia do Fisioterapeuta, celebrado em 13 de outubro. O primeiro palestrante foi Bernardo Diniz Coutinho, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em acupuntura e traumato-ortopedia. “Agora em 2020, a fisioterapia está completando 51 anos de regulamentação. Nesse contexto, é importante a gente pensar nos avanços que a profissão teve e nas contribuições dela para o sistema de saúde. E essa jornada acadêmica permite que a gente possa fazer isso e promover uma educação permanente”, disse o palestrante.

Bernardo mostrou aos participantes como a junção entre acupuntura e traumato-ortopédica pode ajudar a  tratar e prevenir distúrbios do sistema musculoesquelético, sejam eles crônicos ou agudos. “O bom manejo da dor musculoesquelética reduz agravamento, custos e melhora a qualidade de vida do paciente”, disse.

No dia 14 de outubro, a programação seguiu com os temas “Dry Needling – Agulhamento Seco”, “Mobilização Passiva Contínua – CPM”,  “Dry Needling”, “Avaliação e Tratamento da Dor Lombar”  e “Ressuscitação Cardiopulmonar – RCP no ambiente intrahospitalar”. “Em tempos de Covid, o aperfeiçoamento das técnicas é muito importante, mesmo para aqueles profissionais que não atuam na área respiratória”, disse a fisioterapeuta Helena Cabral, que assistiu ao ciclo de palestras e trabalha no hospital há mais de 30 anos.

O coordenador de Fisioterapia do HMJMA, Marcos Antônio Celestino, ressalta que o evento representa um marco para o setor. Pudemos discutir como a fisioterapia atua dentro de um hospital, a sua capacidade de atuação junto aos pacientes. E também renovar o conhecimento de todos através das palestras de colegas nossos e também de convidados externos. Foi muito enriquecedor”, relata.