Ambulatório do HSM acompanha pacientes em primeiro episódio psicótico

8 de outubro de 2020 - 12:25 # # #

Assessoria de Comunicação do HSM
Repórter: Milena Fernandes
Arte gráfica: Gabriel Caúla

A costureira Vanda (nome fictício), 47, passou por momentos difíceis após o filho apresentar um quadro de surto psicótico. “Aos 19 anos, ele entrou em crise dentro de casa. Nunca tinha passado por algo parecido. Ele ficou fora de si, sentindo muito medo e vendo coisas que não existem. Eu fiquei muito nervosa”, conta. No Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, mãe e filho receberam o devido acompanhamento e orientações dos profissionais.
“Fui muito bem acolhida pela equipe de psicólogos e psiquiatras. Logo me esclareceram o que estava acontecendo com ele e fui me acalmando. Com o tratamento que está sendo realizado atualmente, meu filho já está bem melhor, orientado e pronto para voltar ao trabalho”, relata Vanda.

Para oferecer um atendimento especializado a pacientes que enfrentam o problema, o HSM conta com o Ambulatório de Primeiro Episódio Psicótico, que atende jovens e adultos entre 13 e 65 anos. As pessoas acompanhadas são as que apresentam, em menos de uma semana, sintomas como delírios, alucinações, desorganização de pensamento, alteração importante de psicomotricidade e comportamento desorganizado.

“O episódio precisa ser inédito. O diagnóstico precoce do primeiro episódio psicótico é importante, pois as intervenções rápidas na psicose ajudam na qualidade e evolução do tratamento”, explica Gabriela Benigno, psicóloga do HSM. A especialista explica que, para a conclusão do diagnóstico, são avaliados diversos aspectos, como doenças psiquiátricas, neurológicas, uso de substâncias psicoativas, além de outras condições médicas. “Além dessa avaliação, é realizado o tratamento terapêutico para cuidar do paciente no primeiro episódio psicótico e dar suporte aos familiares”, ressalta.

Gabrirela ressalta que, em algumas situações, é necessário um tempo maior de acompanhamento para a confirmação do diagnóstico.  “É importante frisar que o primeiro episódio psicótico não é sinônimo de abertura de quadro de esquizofrenia e, portanto, deve-se ter muito cuidado quanto à precipitação desse diagnóstico. Isso porque a esquizofrenia é um transtorno crônico e, muitas vezes, requer um prognóstico mais complexo”, reforça.

O Ambulatório de Primeiro Episódio Psicótico existe desde 2009 e tem como objetivo reforçar os cuidados em saúde mental destinados aos pacientes. Para ter acesso ao serviço, é necessário receber encaminhamento médico em um posto de saúde ou no próprio HSM. A inscrição pode ser feita pelo e-mail ambulatoriopep@gmail.com. É necessário anexar cópia do RG, comprovante de residência e o encaminhamento.

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto conta, ainda, com ambulatórios psiquiátricos especializados em transtornos mentais em crianças, jovens, adultos e idosos. Os serviços são coordenados pela equipe de profissionais da Residência em Psiquiatria do HSM.

Serviço:

Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM)

Endereço: Rua Vicente Nobre de Macedo, s/n – Messejana – Fortaleza – CE
Telefone: (85) 31014348
Emergência 24h