Hospital César Cals realiza mamografias em colaboradoras

1 de outubro de 2020 - 15:58 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter:
Wescley Jorge
Arte gráfica: Fabio dos Santos

O câncer de mama deve ser lembrado o ano inteiro. Com a chegada do mês de outubro, a cor rosa dá tonalidade à campanha que busca incentivar a prevenção da doença e a importância do diagnóstico precoce. Reforçando o cuidado com as colaboradoras, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, realiza, neste mês, exames de mamografia em funcionárias da unidade.

“O HGCC também tem um compromisso de cuidar de suas colaboradoras. Buscamos contemplar as mulheres que atuam no hospital como forma de diagnosticar precocemente o câncer de mama”, ressalta o diretor médico da unidade, Antonio de Pádua Almeida Carneiro.

A ação é realizada pela direção médica do HGCC, por meio do setor ambulatorial. Para realizar a mamografia, as colaboradoras devem ter a partir de 40 anos, não ter feito o exame neste ano e ter parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) que teve câncer de mama. “Essa uma maneira de favorecer o acesso ao exame para nossas profissionais”, destaca a coordenadora do ambulatório, Lucíola Lavor. Para ela, o HGCC cumpre com a função de também cuidar de quem cuida e se dedica diariamente aos pacientes e familiares.

A copeira Eliete Alves Rodrigues diz que se sente privilegiada por poder ter acesso à mamografia no próprio hospital. Com 50 anos, ela conta que será a segunda vez que irá se submeter ao exame. “Isso é muito importante. É uma oportunidade de cuidar de mim. Fico muito grata em saber que o local em que trabalho cuida de mim como funcionária e paciente”, reconhece.

Além de realizar a mamografia, o HGCC também acompanhará as colaboradoras que necessitem de tratamento. O Hospital Geral Dr. César Cals faz, em média, 320 mamografias por mês. A marcação é feita de maneira agendada pela Central de Regulação do Estado e de Fortaleza.