Sesa realiza testagem para Covid-19 em profissionais da rede estadual de educação

25 de setembro de 2020 - 10:17 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Suzana Mont'Alverne
Arte gráfica: Francisco Oliveira

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizará exames para diagnóstico de coronavírus nos profissionais de educação da rede pública estadual. A partir da próxima segunda-feira (28), o Centro de Testagem na Praça do Ferreira, em Fortaleza, o drive-thru no shopping RioMar Kennedy, as unidades móveis e os Vapt Vupt dos bairros Antônio Bezerra e Messejana funcionarão para atendimento exclusivo aos trabalhadores da rede pública estadual de ensino. O agendamento dos testes começa nesta sexta-feira (25) pelo site Saúde Digital.  Clique aqui para agendar.

Deverão fazer os exames os colaboradores que atuam na educação de Jovens e Adultos (EJA), 1º ano, 2º ano, 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série do ensino médio. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Sesa e a Secretaria de Educação (Seduc).

“Com a testagem em massa, nos ampliamos a identificação dos colaboradores que estão com o vírus ativo para que eles não retornem às atividades. Sabemos que a Covid-19 pode apresentar sintomas ou não, por isso, os profissionais da rede pública estadual que estão vinculados a essas séries precisam ser testados para descartar a hipótese de casos de coronavírus”, explica a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.

Para realizar o agendamento, os profissionais da educação devem inserir o número do CPF no sistema de agendamentos da Sesa. Todos os cadastros foram encaminhados pela pasta da Educação do Governo do Ceará. “A testagem é uma medida essencial para a retomada das aulas presenciais com segurança na rede pública estadual de ensino. Ao disponibilizar os exames, nós queremos garantir que teremos um retorno ao presencial seguro e responsável para todos os profissionais da educação”, complementa Eliana Estrela, secretária da Educação.Os resultados dos exames também estarão disponíveis pelo Ceará App e pelo site Saúde Digital.

Atendimento à população

O drive-thru do Hospital Geral de Fortaleza continua disponível para a população. O acesso ao serviço se mantém por agendamento, feito no site Saúde Digital ou aplicativo Ceará App.

Testagem na rede privada

Na rede privada de ensino, os profissionais também devem fazer agendamento prévio pelo Saúde Digital. Os kits para a realização dos testes de biologia molecular (RT-PCR) serão disponibilizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), unidade da rede estadual, de acordo com a capacidade de cada centro de testagem.

Para mais informações, os colaboradores podem entrar em contato com a Sindicato das Escolas Particulares pelo telefone 4012.0800.

Serviço

Para mais informações, os colaboradores podem entrar em contato com a Seduc pelos telefones (85) 3101.3971 ou 3488.6009.