Semana SUS no Ceará começa com reflexão sobre papel do sistema

15 de setembro de 2020 - 17:29 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP
Texto e Fotos:
Daniel Araújo

O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), participou, na última segunda-feira (15), da webinar para debater o desenvolvimento social e o direito à saúde no SUS. Organizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), o evento faz parte da programação que celebra os 30 anos do Sistema Único de Saúde e seus avanços no marco civilizatório brasileiro. As atividades comemorativas seguem até o próximo sábado (19).

Reunidos na sede da ESP/CE para o evento online, o titular da saúde do Ceará e o sociólogo André Haguette destacaram os desafios e as conquistas do SUS. “O SUS é a tentativa da área da saúde de reduzir desigualdades, de aproximar e dar o direito àqueles que não estavam assistidos. Se não fosse o SUS, essas populações estariam ainda hoje esquecidas”, reforçou Dr. Cabeto.

O superintendente da ESP/CE e mediador da webinar, Marcelo Alcantara, pontuou os avanços do SUS em meio a uma cota de recursos bastante restrita, equivalente a cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB). “Com recurso bastante restrito, se faz muita coisa, mas se deixa de se fazer muita outras também. As filas no sistema são grandes e precisaríamos de um modelo de financiamento maior”, afirma Marcelo, lembrando o papel estratégico que os investimentos na qualificação da gestão ocupam para a mudança desse quadro ainda existente na saúde pública brasileira.

Na visão de André Haguette, parte da resolução desses problemas está no desenvolvimento de um novo modelo de sociedade para o Brasil, com uma maior integração e mescla entre as classes sociais. “O SUS, na sua grande visão da saúde, enxerga esse modelo de sociedade, que pode ser realmente republicana e civilizatória”, frisou.

Live ESP/CE

A programação da semana “SUS no Ceará: 30 anos” segue nesta terça-feira (15) com edição especial do Papo Saúde ESP. O tema será “Acolhimento e Cuidado: a humanização do SUS”. A supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes, receberá a presidente da Associação Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (Socego), Liduína Rocha, e José Maria Ximenes, doutor em saúde coletiva e professor da Uece. A live será transmitida pelo Instagram da ESP/CE, a partir das 19 horas.

Assista à íntegra da webinar “Desenvolvimento Social e Direito à Saúde no SUS”

Live: Papo Saúde ESP – Acolhimento e Cuidado: a humanização do SUS
Quando: terça-feira (15)
Moderadora: Luciana Lopes, supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE