Semana do SUS no Ceará começa com debate sobre direito à saúde

14 de setembro de 2020 - 16:52 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP-CE
Repórter:
Daniel Araújo
Arte gráfica: Júlio Lopes

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) inicia, nesta segunda-feira (14), uma programação especial em alusão aos 30 anos de existência do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará. As comemorações seguem até o próximo sábado, 19, com uma série de atividades online desenvolvida em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), hospitais da rede estadual e movimentos sociais.

No canal oficial da ESP/CE no YouTube (youtube.com/espceara) e no perfil da instituição no Instagram (@espceara), serão realizadas entrevistas, conferências e lives sobre diferentes assuntos relacionados ao SUS. As atividades contam com a participação de trabalhadores do SUS, conselhos de saúde, estudantes, professores, lideranças de movimentos sociais, pesquisadores, especialistas em gestão pública, além de representantes da sociedade civil.

Logo mais, às 19 horas, haverá a primeira webinar da semana, com o tema “Desenvolvimento Social e Direito à Saúde no SUS: Desafios de promover acesso com qualidade”. O debate será transmitido pelo canal youtube.com/espceara. Os convidados são o secretário da saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), e o sociólogo André Haguette. O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, fará a moderação.

A programação continua nesta terça-feira (15), com edição especial do Papo Saúde ESP. O tema será “Acolhimento e Cuidado: a humanização do SUS”. A supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes, receberá a presidente da Associação Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (Socego), Liduína Rocha, e José Maria Ximenes, doutor em saúde coletiva e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A live será transmitida pelo Instagram da ESP/CE (instagram.com/espceara) a partir das 19 horas.

iSUS

Nesta segunda-feira, a ESP/Ce também realizou o lançamento oficial do iSUS, aplicativo para auxiliar profissionais de saúde na adoção de condutas no cuidado ao paciente. Desenvolvido durante a pandemia de coronavírus, o aplicativo iSUS permite acesso personalizado a manuais, protocolos e notas técnicas elaborados e atualizados constantemente. A ferramenta contribuirá ainda para um cadastro de toda a força de trabalho existente no SUS do Ceará.

SUS

Criado efetivamente pela Lei Orgânica de Saúde Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, o SUS é considerado um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde do mundo pelo acesso integral, universal e gratuito. O sistema conta com uma rede que engloba a Atenção Primária, além de serviços de média e alta complexidade, como transplantes de órgãos. Também estão inclusos os serviços de urgência, emergência e atenção hospitalar, além de atividades ligadas à assistência farmacêutica e às vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental.

Confira abaixo a agenda com a programação da semana

Live: Trabalho e Inovação na Saúde
Quando: quarta-feira, 16
Horário: 19h
Moderadora: Clarisse Castro
Convidada: Claudio Prado – produtor cultural
Assista em: instagram.com/espceara

Webinar: Política e Gestão do SUS: o desafio de promover saúde com eficiência e sustentabilidade
Quando: quinta-feira, 17
Horário: 15h30
Moderador: Caio Cavalcanti – diretor de Educação Profissional da ESP/CE
Convidados: Jurandi Frutuoso – secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS); Rilson Andrade – vice-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems); Lenir Santos – doutora em Saúde Pública.
Assista em: youtube.com/espceara

Live Youtube: Avanços e Desafios da Formação em Saúde nos 30 anos do SUS
Quando: quinta-feira, 17
Horário: 19h00
Moderadora: Olívia Bessa – diretoria de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE
Convidados: Ricardo Burg Ceccim – professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Assista em: youtube.com/espceara

Live Youtube: Inova Pesquisa: Ação no Ceará
Quando: sexta-feira, 18
Horário: 19h
Moderadora: Jadson Franco – Supervisor do Centro de Investigação Científica da ESP/CE
Convidado: Tarcísio Pequeno – presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Funcap); José Xavier Neto – cientista-chefe da Saúde do Ceará .
Assista em: youtube.com/espceara

Hasteamento da Bandeira do SUS
Horário: 09h
Assista em: instagram.com/espceara