Secretário da Saúde do Ceará detalha cenário epidemiológico da Covid-19 no Estado

10 de setembro de 2020 - 17:20 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Foto:
Fátima Holanda

Em coletiva de imprensa realizada pela internet nesta quinta-feira (10), o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto) e a secretária executiva de Vigilância e Regulação, Magda de Almeida, explicaram o atual cenário epidemiológico da Covid-19 no Estado. “Nós tivemos o maior pico da epidemia e dos óbitos. Estamos, hoje, no menor patamar desde o início da pandemia”, ressalta o titular da Saúde.

Durante a bate-papo com os jornalistas, os gestores apresentaram um demonstrativo com dados sobre casos, óbitos, exames e internações no Estado. As informações estão disponíveis no IntegraSUS, plataforma de transparência da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), e no boletim epidemiológico semanal.

De acordo com o informativo, Fortaleza registrou queda de 21,9% no número de casos e de 28,6% no quantitativo de óbitos. O boletim traz, também, a diminuição no número de pessoas infectadas (-14,4%) e de óbitos (-28,6%) no interior. O informe mostra que a taxa de reprodução efetiva do vírus está abaixo de 1,0 no Ceará. O índice indica que cada caso confirmado está transmitindo, em média, para menos de uma pessoa.

Testagem

O investimento em testagem no Ceará foi um dos assuntos de destaque na coletiva. Atualmente, o Estado possui dois Centros de Testagens e dois serviços de drive-thru para o diagnóstico de coronavírus. “No IntegraSUS, nós temos um demonstrativo nos resultados para exames de Covid-19. Lá é possível ver que não há aumento de casos. Faz parte da nossa gestão a avaliação e o estudo dos dados, de cenários. Todas as nossas decisões são baseadas em estudos”, pontua Magda Almeida.

Os gestores destacaram, ainda, o compromisso da Sesa com a transparência das informações. “O que tem se mostrado nessa pandemia é que a informação de qualidade é fundamental e tem colaborado para o conhecimento da população sobre a doença e sobre o cenário epidemiológico do Estado. O Ceará tem o compromisso com o dado real, com a ciência e a solidariedade humana”, finaliza Dr. Cabeto.