HGCC passa a contar com ambulatório de enfermagem obstétrica

4 de setembro de 2020 - 14:37 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Texto/Foto:
Wescley Jorge

Para prestar um atendimento ainda mais especializado a gestantes de alto risco, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, passa a contar com um ambulatório de enfermagem obstétrica. O serviço tem como objetivo acompanhar mulheres grávidas que têm diabetes mellitus gestacional. As consultas acontecem às quartas-feiras, das 8 às 12 horas.

As pacientes são atendidas pela equipe de Enfermagem após avaliação médica. “O atendimento é fundamental para complementar a atenção a gestante, que já é realizada pelo médico obstetra, endocrinologista e nutricionista. A Enfermagem vem somar como essa equipe na intenção de fazer orientações para estas pacientes”, ressalta Rita Andréa Pereira Oliveira, preceptora da residência em Enfermagem Obstétrica.

Durante a consulta, são esclarecidas dúvidas e repassadas orientações sobre o estado gestacional e o parto. O intuito é proporcionar um cuidado humanizado, deixando gestante cada vez mais confortável. Após o atendimento, as pacientes são convidadas a conhecer a maternidade para se familiarizarem com o ambiente do parto.

Grávida de gêmeos, Camila Maria Sousa da Silva, 27, está com 37 semanas de gestação. A mãe de Heitor e Pietro, moradora do parque São José, em Fortaleza, participou de sua primeira consulta de Enfermagem. Poder conversar sobre as principais dúvidas e ser orientada quanto ao parto trouxe mais tranquilidade para ela. “Foi uma consulta muito boa, muito atenciosa. As enfermeiras me orientaram muito, tiraram muito bem as minhas dúvidas”, diz.

A coordenadora do Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP) do HGCC, Thaís Gomes Falcão, destaca a importância da residência de Enfermagem Obstétrica nas consultas. “A enfermagem é uma das profissões da saúde que atua fortemente na promoção e prevenção de agravos. A residência é uma ferramenta potente para a transformação de práticas, bem como para a formação de novos profissionais”, finaliza.

Ouça

A preceptora da residência em enfermagem obstétrica, Rita Andréa Pereira Oliveira, comenta que o atendimento complementa a atenção a gestante de alto risco, na busca por um parto melhorado.