Hospital São José realiza teste internacional com antiviral

3 de setembro de 2020 - 11:47 # # #

Assessoria de Comunicação do HSJ
Repórter:
Renato Abé
Arte gráfica: Fabio dos Santos

O Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, está contribuindo para o avanço do ensaio clínico Solidarity (solidariedade, em inglês), elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Na busca por comprovar a eficácia de tratamentos no combate à Covid-19, a unidade está fazendo o uso do antiviral remdesivir, que já apresentou resultados positivos em análises nos Estados Unidos e mobiliza cientistas mundo afora. Um paciente do HSJ, primeiro hospital do Ceará a fazer o teste, receberá a dosagem da medicação ao longo de dez dias.

“O Hospital São José é um dos centros que está colaborando com a OMS para a realização desse protocolo no Brasil, num estudo que já vem incluindo pacientes desde abril”, afirma o infectologista Érico Arruda, um dos responsáveis pela pesquisa no HSJ. O médico destaca a relevância do ensaio clínico que, no País, é coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.

Na última década, o remdesivir já havia sido testado na tentativa de encontrar uma medicação eficaz para os vírus Marburg e Ebola. “O remdesivir é o medicamento que até o momento mostrou os melhores resultados nos estudos de ensaio clínico liberado nos Estados Unidos para uso específico de pessoas com Covid-19. Ele se destacou dessa mistura de medicamentos que iam para um lado e para o outro sem muitos resultados. Esse, sim, confirma benefício”, aponta Érico.

Entre as vantagens já identificadas em testes com o antiviral, um destaque é a diminuição do tempo de ventilação mecânica em casos graves. Por conta dos avanços, em maio deste ano, a Agência de Administração de Alimentos e Drogas (FDA) aprovou o uso do fármaco para o tratamento da doença causada pelo SARS-CoV-2.

“Vários estudos levaram a resultados muito promissores, então o remdesivir parece ter uma atividade realmente antiviral. Ele age na replicação do vírus e, assim, a gente consegue diminuir a viremia (vírus no sangue) e, por consequência, a resposta inflamatória do paciente também”, detalha Melissa Medeiros, coordenadora do núcleo de pesquisa do HSJ. A infectologista afirma que, a partir dos estudos realizados, se comprovou que o medicamento diminui o tempo de internação do paciente e evita a evolução para um caso mais grave.

A escolha do paciente foi randomizada, ou seja, feita de modo aleatório a partir das planilhas de medicação. Ao longo de dez dias, ele será acompanhado na unidade. Enviado pela Fiocruz somente para os hospitais que estão participando do ensaio clínico, o remdesivir não está disponível para venda nas farmácias. Desse modo, só terão acesso ao medicamento os 18 hospitais distribuídos em 12 estados brasileiros que integram o Solidarity.

Destaque nas pesquisas

No Hospital São José, as pesquisas têm ganhado protagonismo na avaliação dos efeitos da Covid-19 e no aprimoramento das possibilidades de tratamento. Entre os estudos que tiveram avanço, um destaque é o teste com uma associação medicamentosa que integra coquetel antirretroviral utilizado contra infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Outra análise pioneira avaliou a recorrência viral ou nova infecção, com importantes indicativos para constatar a reincidência da doença.

Na construção desses estudos, o Hospital São José estabelece parceria com diferentes órgãos na busca por avanços. Além da OMS e de setores da indústria farmacêutica, a unidade tem parceria com instituições como a Universidade Federal do Ceará, em diferentes áreas da Endocrinologia e da Farmacologia; a Universidade de Fortaleza (Unifor); a Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (USP); e a Fiocruz.

Ouça

A médica infectologista e coordenadora do Núcleo de Pesquisa do HSJ, Melissa Medeiros, explica como está acontecendo a experiência no Hospital São José.

A médica fala sobre conclusões que foram apresentadas durante a pesquisa realizada no mundo.